Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aluno da Unioeste Toledo conquista 2º lugar no Prêmio Paraná de Economia com pesquisa sobre o Programa Bolsa Família

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, segue se destacando no cenário científico estadual. O mestrando em Economia e egresso do curso de Ciências Econômicas, Túlio César Costa Soares, conquistou o segundo lugar na categoria Economia Pura e Aplicada no 35º Prêmio Paraná de Economia, com pesquisa que analisou o impacto do Programa Bolsa Família na distribuição de renda entre 2012 e 2019. O estudo foi desenvolvido sob orientação do professor Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel.

Intitulado “O impacto do Programa Bolsa Família na distribuição de renda entre 2012 e 2019”, o trabalho investigou como cada tipo de renda (salários, aposentadorias e programas sociais) influenciou a desigualdade no Brasil entre 2012 e 2019, com foco na atuação do Bolsa Família. O estudo demonstrou que, mesmo representando uma parcela pequena da renda total do país, o programa tem um impacto gigante na redução da desigualdade.

Para o estudante isso acontece pelo programa ser bem focado. “O dinheiro vai diretamente para a base da pirâmide (famílias em situação de pobreza e extrema pobreza), o que estatisticamente puxa o índice de desigualdade para baixo de forma significativa. Porém, ao analisar especificamente o período entre 2015 e 2019, notamos que o potencial distributivo do programa foi afetado. Houve redução no número de beneficiados e no valor real pago às famílias, o que limitou a capacidade do programa de combater a desigualdade naquele momento específico”, menciona Túlio.

Segundo o mestrando, o reconhecimento no prêmio representa o fortalecimento da ciência produzida nas universidades públicas. “A pesquisa econômica exige muito rigor técnico e análise de dados, então ter esse reconhecimento é a prova de que todo o trabalho valeu a pena. Também é um reconhecimento à qualidade do ensino da Unioeste e à parceria fundamental de professores e colegas de pesquisa”, destaca.

O Prêmio Paraná de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), é uma das mais importantes premiações acadêmicas da área no estado, reunindo pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais de diversas instituições de ensino superior.

Sob orientação do professor Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel, o trabalho é resultado do fortalecimento das atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) da Unioeste, que tem incentivado a produção científica voltada para temas estratégicos para o desenvolvimento regional e nacional.

“O desempenho do Túlio é reflexo de sua dedicação e excelência acadêmica. O estudante se destacou na graduação, com a monografia premiada em uma das categorias mais concorridas do Prêmio Paraná de Economia. Hoje, mestrando, reafirma o potencial da formação oferecida pela instituição”.

Para o docente, o reconhecimento reforça a qualidade dos processos de orientação e inspira outros estudantes a buscarem pesquisas de alto nível. “A conquista também evidencia o papel do Colegiado de Economia na formação de profissionais comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Unioeste conquista outras colocações e se consolida como destaque na premiação

Além do segundo lugar conquistado por Túlio César Costa Soares, a Unioeste também obteve outras colocações de destaque no 35º Prêmio Paraná de Economia, consolidando-se como a Instituição de Ensino mais premiada desta edição. Na modalidade economia paranaense, a Unioeste conquistou quatro premiações e na modalidade economia pura e aplicada mais três prêmios.

Sendo destaque trabalhos sobre evolução da dívida pública federal; a reintegração da população negra como mão de obra assalariada rural; gastos em saúde pública e desenvolvimento socioeconômico entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Marcelo da Rosa o influencer “Solitário”, emite nota de esclarecimento.

Cotações em tempo real