A polêmica gerada pela Lei 2320, que propunha, entre outras medidas, a proibição da comercialização e criação de animais de todas as espécies, gerou forte reação dos empresários dos setores PET e agropecuário de Toledo. A lei, além de restringir o mercado, marginalizava todos os envolvidos na atividade. Após inúmeros debates, incluindo audiência pública e discussões na Gazeta de Toledo, as propostas foram encaminhadas. Agora, vamos conhecer as mudanças trazidas pela nova Lei 2.800/24.
No próximo sábado, no programa Gente & Poder, receberei ao vivo o empresário Henrique Rodrigues, representante do setor agropecuário, para falar sobre as alterações no Código Municipal de Proteção aos Animais. Henrique foi um dos principais críticos da Lei 2320, que, segundo ele e outros empresários do ramo PET, impunha barreiras excessivas e tratava o setor como criminoso. Ele irá discorrer sobre as mudanças aprovadas e se essas reformas atendem, de fato, às necessidades do mercado.
Dirceu Bloot
Tambem receberei o empresário do ramo contábil e bacharel em direito, Dirceu Bloot, candidato a vereador pelo PT vai falar sobre suas propostas para os munícipes.
Horário eleitoral gratuito começa no dia 30 de agosto
A partir do dia 30 de agosto, entra no ar o horário eleitoral gratuito. Até o dia 3 de outubro, os candidatos que disputarão as eleições de 2024 terão tempo para apresentar suas propostas ao longo das programações dos canais de televisão e das rádios. Na última quarta-feira, 21, o Fórum Eleitoral da Comarca de Toledo realizou uma reunião para discutir o plano de mídia e realizar o sorteio que definiu a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no município de Toledo.
A coligação Renova Toledo – com o candidato a prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio de Marchi – (Republicanos, Progressistas, PDT, PRD, Federação PSDB Cidadania) terá um tempo de 2 minutos e 42 segundos.
A coligação Toledo da Esperança – com a candidata a prefeita Nelsi Welter e o vice João Moacir – (Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV, Federação PSOL REDE) terá um tempo de 2 minutos e 6 segundos.
Ficou definido que a coligação Pra Frente Toledo! – com o candidato a prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt – (MDB, Podemos, Partido Liberal, União Brasil, PSD) terá um tempo de 5 minutos e 11 segundos.
Novo edital para as eleições no Ser Toledo
A Comissão Eleitoral coordenadora do processo eleitoral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, que foi nomeada pelo magistrado da 01ª VARA DO TRABALHO DE TOLEDO, com embasamento nos termos dos artigos 41 e 42 do estatuto atual, nomeou nova comissão eleitoral para conduzir as eleições.
Maria Olga Sabec Zanutto, servidora pública federal aposentada, na condição de presidente da comissão;
Salete P. Borilli, servidora pública aposentada;
Edison Luiz Leismann, servidor público aposentado”.
Eleições marcadas
A nova comissão, também já definiu que a da eleição será nos dias 28 e 29 de agosto de dois mil e vinte e quatro (2024) no período das 7h30min às 12h e das 13h às 18h, exceto a urna fixa no SERTOLEDO, que funcionará das 7h30min às 18h.
Haverá urnas fixa (s) e itinerantes que serão definidas pela Comissão Eleitoral, em conjunto com o Conselho Deliberativo do SERTOLEDO.
Quem pode votar
Estarão aptos a votar todos os filiados, que na data da eleição tiverem mais de seis (6) meses de filiação ininterruptos e com as mensalidades quitadas até o dia anterior à data do pleito. Apenas 2 chapas estão devidamente inscritas:
chapa 1: “Você conhece, você confia” e chapa 2: Renovar, para mudar.
Lançamento festa do porco no rolete
Nessa sexta-feira, 23 a direção do Clube Caça e Pesca fará a cerimônia de lançamento deste importante evento gastronômico, que destaca Toledo como a maior produtora de proteína animal (suíno) do Brasil. O evento está agenda do para às 19h30, no salão social do clube. A festa deste ano está programada para dia 15 de setembro e, está sendo esperado ser uma das melhores festa em público e participação de empresas.
Muito estranho
Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico 22/04/2024 01/07/2024 Dispensa Cota de Apoio institucional ao Oeste Fex. O Município tem a chance de destacar um de seus pratos típicos, o Porco no Rolete, o qual terá ampla visibilidade e publicidade no evento, transmitindo a força da gastronomia toledana. R$ 21.000,00
O covo Código e a ressonância do latido
Há tempos que som do sino da igreja matriz Catedral Cristo Rei, que outrora ditava o ritmo tranquilo da cidade, foi abafado por um novo tipo de ressonância: o latido da polêmica. Tudo começou quando os nobres edis aprovaram a Lei 2320 como quem joga uma pedra em um lago plácido, criando ondas que se espalharam por toda a comunidade dos Pets e casas agropecuárias. A proposta, que proibia a comercialização e criação de animais, foi recebida como uma tempestade em meio ao sereno.
Antes o comércio de animais sempre foi parte do cotidiano, tanto nas vitrines das lojas PET quanto nas pastagens ou nas casas agropecuárias, a reação foi imediata. Empresários, que até então viam na criação de animais um símbolo de progresso e desenvolvimento, sentiram-se injustamente criminalizados. Na Gazeta de Toledo, as discussões fervilharam, transbordando para as ruas e praças, onde os moradores, divididos entre o amor pelos animais e o sustento das famílias, encontraram-se em um dilema ético e econômico.
O debate se intensificou nas audiências públicas, onde vozes inflamadas ecoaram pelos corredores da Câmara Municipal. De um lado, os defensores dos animais, que viam na lei uma proteção necessária contra abusos e a comercialização. De outro, os empresários do setor agropecuário e PET, que, sob o peso das novas regras, enxergavam seu modo de vida ameaçado e criminalizados.
Foi então que a Lei 2.800/24 surgiu como um bálsamo, uma tentativa de remendar o tecido rasgado da comunidade. As alterações, fruto de longas negociações, trouxeram alívio para alguns e dúvida para outros. No próximo sábado, o programa Gente & Poder receberá Henrique Rodrigues, um dos principais críticos da Lei 2320 e voz ativa do setor agropecuário. Ele trará à luz as novas diretrizes e, com o peso de sua experiência, avaliará se essas mudanças realmente refletem as necessidades do mercado.
A cidade, agora, aguarda com ansiedade. Será que o novo código conseguirá aplacar os ânimos exaltados? Será que as vozes que outrora se ergueram em protesto, agora encontrarão um tom de conciliação? Toledo, que aprendeu a lidar com os sons da modernidade, talvez encontre, entre o latido dos cães, o ronronar dos gatos, o cantar dos pássaros e demais animais domésticos um caminho de equilíbrio, onde o progresso e o respeito aos animais possam finalmente caminhar lado a lado e as famílias felizes.