Campanha antecipada?

À medida que se aproximam as eleições, redobram-se os cuidados contra as propagandas irregulares. Esse é um campo bastante tortuoso no período eleitoral e nos momentos que o antecedem, pois, vez por outra, alguns candidatos ou pré-candidatos se arriscam, ao veicularem propagandas em desacordo com a legislação eleitoral, o que lhes acarreta graves consequências.

Campanha antecipada? I

Há dias já está circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp algumas propagandas eleitorais, bem “explícitas”, outras “implícitas” e tem umas que são bem produzidas e não deixam “rabo” para ser pisado ou cortado lá na frente. Eu me pergunto, e os presidentes dessas agremiações não estão “dormindo” de capuz para deixar os “bichos” soltos?

Campanha antecipada? II

O que estou lendo e vendo em Toledo: Lá pelas bandas do Progressista me parece já estar certo quem será o candidato a prefeito, mesmo antes das convenções partidárias. Digo isto primeiro pelo número de adesivos em veículos circulando pela cidade, bem como material de “pré-campanha” sendo veiculado nas mídias sociais.

Campanha antecipada? III

Tudo indica que será Cesar Kruger, “engenheiro do universo”, apelido dado ao vivente por tamanha quantidade de – ideias –  para seu plano de governo (já concluso), restando saber se elas são legal e constitucional, pois segundo minha fonte (bem próximo a ele), as propostas lá descritas afrontam tudo e se ele seguir o líder federal, creio que seja verdade.

Campanha antecipada? IV

Mas os problemas que poderiam se restringir apenas ao crime de campanha eleitoral antecipada, pode ter desafios ainda maiores para cúpula do Partido, digo isso pois será um trabalho para super-heróis, digno de Batman e Robin pois terão que melhorar em muito o carisma para conquistar os votos do “povo” e aí, só Jesus na causa.

Campanha antecipada? V

Não me venham dizer que é apenas uma divulgação que exalta as qualidades do pré-candidato e que não estão pedindo o voto, ainda assim é irregular, ou seja, não precisa haver pedido de votos para que a propaganda seja considerada ilegal. Analisem essa peça publicitária:

Campanha antecipada? VI

Já, o pré-candidato Valmor Lodi (PL) foi bem mais inteligente, falou de onde ele veio, sobre suas qualidades e mostrou sua cara.  Em outubro de 2011, Walmor Lodi filiou-se ao Partido da República – PR. Até então, jamais havia participado de qualquer atividade político-partidária. Portanto, pela primeira vez na Política, Lodi foi candidato a vereador, eleito com 901 votos. Na Câmara Municipal de Toledo ocupou a segunda vice-presidência, na mesa Diretora, e Membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte, e Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Agricultura.

Campanha antecipada? VII

Beto Lunitti (MDB), foi dos pré-candidato que fez uma grande prestação de contas através de uma listagem interminável, mas, sem que infringisse ou que dessa conotação de campanha eleitoral antecipada.

Veja a lista nesse link: https://www.facebook.com/beto.lunitti/posts/2688301434781199?tn=K-R 

Campanha antecipada? VII

De toda forma, sempre que a divulgação tiver conteúdo com conotação de campanha eleitoral, ela será irregular, ainda que esteja dentro de alguns “itens” que são permissivos. A consequência jurídica pela divulgação irregular é uma multa que pode variar entre cinco e vinte e cinco mil reais ou equivaler ao custo da propaganda, se este for maior e o impedimento da candidatura. Com a palavra, a justiça eleitoral!

Adeus “Zé Roberto”

A comunicação perde a inteligência e melhor voz que o Rádio de Toledo já teve. José Heriberto Krysckzun veio a óbito nesse dia 18 de junho, em Santa Catarina, onde ele preferiu passar o resto de sua vida, após a sua aposentadoria, hoje com seus 80 anos.

Adeus “Zé Roberto” I

Podemos dizer que nesse instante, OSVALDO LUIZ, EUZEBIO GARCIA (bronquinha) AROLDO E AGNALDO MARTAN, CARLOS MAGNO SCHELLIS, CORONEL HONORATO, NHÔ-ZECA, SÉRGIO GUIS, JOÃO JUVENCIO DE OLIVEIRA, VINICIUS SCHEAFFER, DOLORES MARIA E BORGES SILVA, JAIME ZENI, ANTÔNIO KLEPA, TELLES DA SILVA e o time inteiro da CHAPE estão fazendo a recepção que ele merece.

Adeus “Zé Roberto” II

Na semana passada, publicamos aqui na Gazeta nota enviada pelo seu filho Paulo Simbiose Kryszczun, de seu internamento devido ele ter sofrido 2 AVCs e passado por cirurgia de retirada de coágulos. “Zé Roberto” deixa além do Paulinho, as filhas Cristala e Carla