Sistema desenvolvido pela empresa em parceria com a IBM agrega dados consolidados de 200 pontos estratégicos para a operação da Companhia
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está utilizando uma ferramenta preditiva que oferece dados detalhados sobre variáveis climáticas em 200 pontos estratégicos da cadeia de produção. Baseado em uma solução SaaS (“Software as a Service”) desenvolvida com inteligência artificial, o IBM Environmental Inteligence Suite monitora condições ambientais, prevê impactos potenciais e fornece insights sobre mudanças climáticas e dados valiosos para a construção de algoritmos preditivos desenvolvidos pelo time de Advanced Analytics da Companhia que contribuem para a tomada de decisão.
Com uso de inteligência artificial, a plataforma da IBM integra dados de cerca de 100 modelos de previsão em todo o mundo, com base em sensores em aeronaves, celulares, antenas, entre outros dispositivos, somados a fatores de ponderação para cada modelo com base na geografia, tipo de clima, período do ano, chuva, pressão atmosférica, ventos etc. Esses dados são condensados em um data lake, que serve para aprimoramento dos algoritmos e oferece uma previsão sintetizada e precisa para qualquer uma das regiões monitoradas. Os cientistas de dados da BRF trabalham constantemente no desenvolvimento dos algoritmos para cruzar essas informações com dados da cadeia produtiva da Companhia.
O clima é um fator preponderante para a BRF e a empresa tem se utilizado dessa ferramenta para identificação de potenciais interrupções na sua cadeia. Um dos casos recentes é a operação portuária quando foi possível se antecipar ao fechamento de portos a partir de previsões e alertas de condições climáticas adversas e replanejar o embarque das exportações, evitando assim intercorrências no abastecimento e atrasos na remessa para clientes.
Segundo o gerente executivo de Tecnologia da BRF, Alexandre Biazin, a iniciativa está apoiada em uma rica e completa base de dados meteorológicos com previsão para os próximos 14 dias com qualidade e precisão superior aos padrões de mercado e que permite compreender o comportamento climático em diversos lugares do mundo. “Com essa inteligência de dados, abastecida de diversas fontes, somos capazes de emitir alertas preditivos, entender as relações diretas da meteorologia no nosso ciclo produtivo e, ainda, acelerar o desenvolvimento de algoritmos que colocam a sustentabilidade e o clima como fatores decisórios”, completa.
Como próximos passos, o projeto tem previsão de expansão para cobertura de novas coordenadas geográficas e pontos de interesse da empresa, incluindo mais unidades produtoras, centros de distribuição e operações logísticas, com a possibilidade de novos escopos de uso em avaliação como atividades de bem-estar animal, planejamento de abate, entre outras aplicações.
“Esse é um importante exemplo da jornada orientada por dados da BRF. Com o projeto, criamos uma base de dados inteligente que abastece a área de Advanced Analytics que gera as informações que serão utilizadas por diferentes áreas da empresa, valorizando nossa cultura data-driven para tomada de decisão. A cada nova iniciativa, fortalecemos nossa visão de transformação digital que une pessoas, tecnologias e processos para trazer soluções que beneficiam toda a cadeia de valor da Companhia”, explica Antonio Cesco, diretor de Tecnologia da BRF.
A iniciativa faz parte da Jornada de Transformação Digital da BRF, que contempla investimentos de R$ 700 milhões até 2025 e que tem mais de 60 iniciativas em andamento em 2022.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da BRF