Evitar o primeiro gole é um dos princípios do Alcoólicos Anônimos. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Alcoólicos Anônimos (A.A) do Paraná comemora 56 anos de existência nesta quinta-feira, 5. Fundado em 1968, o grupo tem se dedicado a oferecer suporte e uma comunidade de acolhimento para aqueles que lutam contra o alcoolismo. Ao longo dessas décadas, a organização tem proporcionado a oportunidade de recuperação para milhares de pessoas, promovendo um ambiente seguro e sem julgamentos, onde membros compartilham suas experiências, forças e esperanças para superar a dependência.

Com reuniões realizadas em várias cidades do Paraná, o A.A tem ajudado a disseminar a mensagem de que é possível viver uma vida plena e livre do álcool, seguindo o programa de 12 passos, que é a base do movimento. A celebração de 56 anos é um marco significativo para o AA do Paraná, que continua a crescer e adaptar-se às necessidades de seus membros, mantendo o compromisso de apoiar todos que buscam ajuda para alcançar a sobriedade. Mais de 150 grupos estão ativos em todo o Paraná, e um deles é o do município de Toledo.

Um membro dos Alcoólicos Anônimos, da cidade, recorda a influência do A.A Paraná na criação do A.A em Toledo, em 24 de julho de 1987, há 37 anos:
“Um familiar de um alcoólatra assistia a uma palestra no Colégio La Salle, quando o palestrante, de Curitiba, disse que o alcoolismo tinha solução. Essa pessoa presente no encontro já tinha feito de tudo para salvar o familiar do álcool e procurou saber qual era essa solução. E ficou sabendo que, em Curitiba, eram realizadas reuniões. Ela foi até lá para saber como eram as reuniões. Essa pessoa com problemas com o álcool começou a participar do A.A em Curitiba, e, quando estava melhor, a sugestão foi abrir o A.A em Toledo, com o seu apadrinhamento. Começou em 1987 e está funcionando até hoje, com cinco grupos. Posso dizer que o A.A funciona”.

Foto: ilustração

GRUPOS – “E a gente vê que, por todo esse tempo que o A.A existe, essa irmandade firme, acredito que realmente funciona. Se não, não estaria todo esse tempo em atividade. E digo a vocês: em Toledo, temos cinco grupos. Tem o grupo Ascese, o grupo Novo Caminho, o grupo Jardim, o grupo do Jardim de Panorama. Também agora abrimos um novo grupo na Vila Operária. Então, o A.A vem se fortalecendo cada vez mais”, relata esse membro do A.A, que está sem beber há sete anos. “Já são sete anos nessa luta, então, aos poucos, a gente vai aprendendo a cada dia mais e sabe que, para a família, para o trabalho, para os amigos, isso é muito bom. Começando a ver aqui o meu passado, como era, e o meu presente hoje é de alegria, paz e tranquilidade, que fazem parte da vida de todos. Hoje, sou útil, porque geralmente, quando se fala de álcool, está se falando do vagabundo. A gente, na sobriedade, é outra pessoa. Queremos convidar as pessoas a participar dos grupos. As portas estão abertas, serão bem-vindos. Podem ligar para a gente também, que informamos onde está o grupo. Um abraço a todos que fazem parte do A.A”, afirma.

REUNIÕES – Os grupos de Alcoólicos Anônimos em Toledo são: Grupo Ascese, com reuniões nas terças-feiras e sextas-feiras, às 20h, e aos domingos, às 19h, na Rua Madri, 75. Grupo Jardim, com reuniões nas quintas-feiras, às 20h, na Avenida J.J. Muraro, 1860. Grupo Novo Caminho, com encontros todas as segundas-feiras, às 20h, na Rua Nayoro, 56, Jardim Coopagro. Grupo Panorama, com encontros todas as quartas-feiras, às 19h30, na Rua Ministro Petrônio Portela, 90. E o Grupo Vila Operária, na Associação Comunitária, as terças-feiras, às 20h. As reuniões também são abertas para profissionais que trabalham com alcoólatras, para conhecerem a realidade da pessoa, para advogados que atuam em divórcios por conta do alcoolismo, religiosos que auxiliam pessoas que têm o vício, entre outros profissionais. Sem cobrança de taxas ou mensalidades, para participar das reuniões é preciso apenas ter o desejo de parar de beber. Mais informações sobre o programa e as reuniões pelo telefone (45) 9-9925 – 0037.

A.A BRASIL – Alcoólicos Anônimos (AA) está celebrando 77 anos de presença no Brasil nessa quinta-feira 5. A organização começou a atuar no país em 1947, trazendo um modelo de recuperação e apoio mútuo para aqueles que enfrentam o alcoolismo. Desde então, A.A tem desempenhado um papel crucial no apoio à recuperação de milhares de pessoas em todo o Brasil, promovendo a sobriedade e oferecendo um espaço seguro para compartilhar experiências e encontrar suporte.

O movimento de A.A é baseado em 12 passos, que são um conjunto de princípios espirituais e práticos destinados a ajudar os membros a superar o alcoolismo. A filosofia de AA enfatiza a importância do apoio em grupo, do anonimato e da responsabilidade pessoal no caminho para a recuperação. Um deles o anonimato pessoal deve ser mantido na imprensa, no rádio e em filmes.