Albergue Allan Kardec fica na R. Uruguai, 577 - Jardim Gisela. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Há quase um ano, o Albergue Noturno Allan Kardec passou por uma ampla reforma. A entidade funciona com recursos próprios, sem ajuda do Município de Toledo. 

Conforme o presidente do Grupo Espírita Fraternidade, e diretor do Albergue, Ademir Francisco Bebber, o Alann Kardec continua sem receber ajuda do poder público. “Estamos com atendimento normal, dentro dos limites de nossas condições, apesar do total desinteresse do poder público. Solicitamos que nos ajudasse, ao menos com o pagamento da conta da água e da luz e até isso foi negado”.

Ele disse que foi estabelecido um limite de 22 pessoas por dia para atendimento, devido o número de funcionários. “Não está cheio, nossa capacidade é de até 40 pessoas, porém sem ajuda do poder público, esse é nosso limite”, enfatiza Ademir Bebber.

O Albergue trabalha com vários voluntários e funcionários, de acordo com Ademir, as despesas fixas mensais está em torno de R$ 20 mil. “A população tem ajudado em nossas atividades cotidianas, mas não há como a população se comprometer com a folha de pagamento”, afirma.

O Albergue Noturno Allan Kardec foi fundado em 22 de julho de 1994. “Faremos 30 anos de atendimento ininterrupto”, salienta Ademir Bebber.

CASA DE PASSAGEM – Toledo conta com uma Casa de Passagem governamental, e segundo a Secretaria de Assistência Social, a cidade não comporta manter duas Casas de Passagens pelo porte do município. A SAS destaca outras prioridades de serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para implantar ou expandir, a exemplo de atendimento a crianças e adolescentes, pessoas idosas e mulheres em situação de violência doméstica.  A secretaria lembra que o setor Jurídico da prefeitura vem estudando se há alguma alternativa possível de repasse, pois, a referência para qualquer tipo de repasse de recursos públicos para organizações da sociedade civil é tratada na Lei Federal 13.019 de 2014 e suas alterações.