Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agosto Lilás: Toledo realiza ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Agosto Lilás é uma campanha de conscientização realizada no Brasil para combater a violência contra a mulher. Iniciada em 2016, a campanha ocorre anualmente durante o mês de agosto e busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A data faz referência à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto de 2006.

A campanha Agosto Lilás é uma oportunidade para reforçar a luta pelos direitos das mulheres e promover uma cultura de respeito e igualdade de gênero. É importante que a sociedade se engaje e participe dessas ações.

A secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano de Toledo, Rosiany Favareto, disse que a secretaria está realizando o quarto seminário “Mulheres em Foco”. “O objetivo é capacitar servidoras e servidores da rede de proteção ao enfrentamento e ao combate à violência contra mulheres e meninas, fortalecendo e ampliando o acesso às políticas públicas no município de Toledo que compõem a rede de atendimento as mulheres. Este ano, nós não estamos utilizando apenas o mês de agosto; diluímos o seminário, que tem uma carga horária muito extensa, de 56 horas. Para não prejudicarmos os serviços, com a participação de servidoras e servidores nesse processo de capacitação, iniciamos em junho e fecharemos o nosso seminário no mês de novembro. Ele vem a partir da alusão ao mês de agosto, inclusive no ano passado tivemos um decreto no município que institui a responsabilidade do município em continuar realizando essas campanhas”, afirma.

Conforme Rosiany Favareto, no mês de março aconteceram algumas oficinas com profissionais que se dispuseram voluntariamente a trabalhar a defesa pessoal das mulheres. “Em março, tivemos algumas oficinas com profissionais que se dispuseram voluntariamente a trabalhar a defesa pessoal. Formamos alguns grupos de servidoras e abrimos também para a comunidade. Organizamos esses grupos para uma aula de defesa pessoal. Surgiu uma demanda das agentes de endemias que, naquele período, estavam trabalhando ativamente no enfrentamento à dengue e não conseguiram participar do processo, mas trouxeram essa demanda de que, infelizmente, enfrentam situações cotidianas em que sentem a necessidade de aprender defesa pessoal. Realizaremos, agora, no mês de agosto, uma aula de defesa pessoal, ainda a confirmar a data, mas voltada para as agentes de endemias”, comenta Rosiany Favareto.

Durante a realização do III Seminário Mulheres em Foco, evento destinado à qualificação dos servidores municipais e demais representantes de órgãos e entidades em relação à proteção da mulher, foi assinado, em 2023, no Auditório Acary de Oliveira, o Decreto Nº 881/2023, inserindo no Calendário Oficial do município a Campanha Agosto Lilás, dedicada às ações de prevenção, conscientização, mobilização e enfrentamento à violência contra a mulher.

Conforme o decreto, o mês de agosto será dedicado ao fomento do enfrentamento à violência contra a mulher, à divulgação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e demais legislações de proteção e garantia dos direitos da mulher.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real