Ele possui todos os nutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, e é rico em anticorpos que protegem o bebê contra infecções e doenças nos primeiros meses de vida. Esses são apenas alguns dos benefícios do leite materno. Em comemoração ao Agosto Dourado, a Hoesp de Toledo (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná) promoveu uma ação de conscientização sobre a amamentação, realizada pelo Banco de Leite Humano Dr. Jorge Nisiide da Hoesp, na quarta-feira (21), contando com o apoio da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.
“O aleitamento materno vai além da nutrição, fortalecendo o vínculo emocional entre mãe e filho. Estamos comprometidos em conscientizar e apoiar mães e famílias, oferecendo informações que possam ajudar nessa jornada. Acreditamos que, ao promover a amamentação, estamos investindo na saúde do futuro”, desta a supervisora da responsabilidade social da farmacêutica, Maria Rita Pozzebon.
Desde 2007 a Hoesp conta o Banco de Leite, que recebe doações, pasteuriza e distribui o leite, principalmente para os bebês internados na UTI Neonatal. “O leite materno é ainda mais importante para os bebês prematuros, pois ele possui anticorpos e ajuda no desenvolvimento. Se a mãe desse bebê não consegue fornecer o leite, essa criança que está na UTI recebe o leite pasteurizado de outra mãe doadora”, explica a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano Doutor Jorge Nisiide da Hoesp/Hospital Bom Jesus, Helena Mayer. Cerca de 100 mães estão cadastradas como doadoras atualmente. Somente no ano passado mais de 1,5 mil mães doaram leite. Média de 200 litros de leite por mês.
A programação contou com palestra sobre aleitamento materno e apresentação sobre Shantala, uma técnica de massagem que proporciona relaxamento e benefícios tanto para o bebê quanto para quem a aplica. Além disso, os coralistas do Coro Serprati encantaram os pacientes, familiares e os profissionais de saúde ao cantarem pelos corredores do hospital.
Gestação Segura
A Prati-Donaduzzi, há 20 anos, tem como iniciativa o projeto Gestação Segura, que oferece suporte às colaboradoras gestantes e seus familiares, palestras envolvendo o mundo da maternidade, os cuidados com o bebê, primeiros socorros, amamentação, dentre outros temas. O curso é dividido em 24 temáticas, totalizando 24 horas e, até o momento, já foram atendidas mais de 3 mil gestantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prati-Donaduzzi