Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agosto dourado: No primeiro semestre do ano, Banco de Leite do HUOP registra aumento de 14,3% nas doações

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

De acordo com a Rede global de bancos de leite humano, pertencente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), agosto é definido como mês dedicado a estimular o aleitamento materno, promover ações que visam a importância da amamentação, por isso foi nomeado de agosto Dourado. No Brasil, data foi instituída em 12 de abril de 2017 pela lei Federal n°13.345, tendo a cor dourada escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.

Em Cascavel, o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), registrou aumento de 14,3% nas doações de leite somente no primeiro semestre de 2023, com total de 2.170,5 litros coletados em comparação com o mesmo período do ano anterior, onde o registro de coleta foi de 1.898,4 litros de leite humano.

Com a distribuição de leite para outros hospitais, em Cascavel o aumento de 2,5%, passando de 1.648,5 litros para 1.726,8 litros de leite, dentro desses números, estão os recém-nascidos que fazem tratamentos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal do HUOP.

Para os atendimentos individuais às mulheres, o Banco de Leite de Cascavel, teve elevação de 38,15% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Ampla divulgação

No Banco de Leite do HUOP desde 2008, a enfermeira Anelise Vieczorek, fala sobre a importância da doação de leite ser divulgada constantemente na mídia.

“Nosso trabalho é ajudar os bebês que precisam da doação do leite materno, ele é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e deve ser mantida até os dois anos de idade da criança, mesmo após a introdução alimentar. Somente o leite humano possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Ter essa parceria com a imprensa regional é um dos pilares para se ter bons resultados. Sempre que precisamos mostrar quaisquer resultados, os veículos de comunicação estão sempre nos ajudando, portanto, se estamos apresentando bons resultados, temos que agradecer o apoio de cada um. Cada doação que chega até nós é bem-vinda e ajuda a salvar vidas”, finalizou Anelise.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real