Rodrigo Souza, diretor da Agência do Trabalhador de Toledo. Foto: Divulgação/Secom

A Agência do Trabalhador de Toledo promove, na terça-feira (21), o Dia ‘D’ de Inclusão Social e Profissional. A intenção é atender, neste dia, pessoas com deficiência (PCD’s) e trabalhadores retornando ao mercado de trabalho após reabilitação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), bem como realizar o contato destes profissionais com empresas. Para as contratantes, a participação deve ser confirmada até a próxima quinta-feira (16), por meio do Whatsapp da Agência do Trabalhador – (045) 3252-6763.

De acordo com o diretor do órgão em Toledo, Rodrigo Souza, o intuito é reunir quem precisa contratar e fazer a intermediação. Como preparação, será realizada ainda uma videoconferência com o setor empresarial, o Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e representantes da Agência do Trabalhador para esclarecimentos sobre a legislação e o que pode ser feito relacionado ao jovem aprendiz com deficiência, modelos de contratação e o Cartão Futuro, que dá subsídio à estas contratações.

Rodrigo Souza afirmou que a ação pretende envolver aproximadamente 50 pessoas para o processo de entrevista. “Também é preciso lembrar às empresas que elas têm a obrigação legal de contratar um percentual específico de PCD’s. Além disso, juntamente com o COMTER [Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda], já estamos analisando a possibilidade de expandir este trabalho para a Ação Sine Itinerante”, comentou.

O trabalho, segundo Rodrigo, é necessário, pois as PCD’s têm grande dificuldade de inserção no mercado de trabalho. “Reforço a necessidade das empresas interessadas em participar entrarem em contato devido à necessidade de organização de espaço. A intenção é fazer de forma presencial, porém respeitando todos os protocolos sanitários”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação