Por Marcos Antonio Santos
As pessoas com deficiências (PCDs), estão menos presentes no mercado de trabalho em relação àqueles que não têm deficiência. Além de a taxa de participação das pessoas com deficiência ser bem menor do que a de pessoas sem deficiência, elas têm uma taxa de desocupação maior, que indica uma maior dificuldade em conseguir emprego. Isso pode ser causado por falta de acessibilidade da sua casa até o trabalho, no trabalho, ou pelo capacitismo, como é chamado o preconceito contra pessoas com deficiência. A Agência do Trabalhador de Toledo (SINE) desde abril de 2023, vem realizando um monitoramento para amenizar esse problema de vagas de emprego para os deficientes.
A Agência está com mais de 260 vagas abertas para pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Empresas da região estão disponibilizando oportunidades de emprego para esses públicos em várias funções: analista de negócios, assistente administrativo, auxiliar de almoxarifado, empacotador, motorista carreteiro, operador de máquinas fixas, assistente de logística, operador de empilhadeira, auxiliar de corte, vendedor, soldador, entre outras.
Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, foi uma surpresa saber a quantidade de vagas para as PCDs que existem. “Da mesma forma que fazemos o encaminhamento para públicos específicos, com atendimento diferenciado, desde de abril estamos fazendo um monitoramento dessas vagas. E ficamos surpresos quando realizamos um levantamento e descobrimos a quantidade de vagas. São 260 vagas que aceitam pessoas com deficiência, ou pessoas exclusivamente com deficiência. Quando a pessoa está desempregada, passa na Agência a procura de um emprego, e nós fazemos um cadastro, encaminha a vaga com o perfil dessa pessoa e monitoramos para saber se ela é contrata, ou não”, afirma.
Rodrigo Souza enfatiza que as empresa de Toledo não apenas cumprem a cota, mas elas querem inserir as PCDs no mercado de trabalho. “As pessoas que recebem um benefício de pensão continuada, quando começam a trabalhar perdem esse benefício, isso atrapalha o processo de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Seria bom se eles não perdessem no momento de serem encaminhados a uma vaga de emprego, porque podem começar a trabalhar e não dá certo. E pelo tempo e indefinição para conseguir receber o benefício, eles ficam preocupados com essa condição, por isso que temos muitas vagas, não somente pelo crescimento, mas são poucas pessoas que buscam ser empregadas nesta condição”, diz.

Há mais de três décadas uma lei garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A medida para contratação desse público é prevista na Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91).
A legislação determina que empresas com 100 empregados ou mais reservem vagas para o segmento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil.
INSS – “Se você é uma pessoa com deficiência ou reabilitada pelo INSS em busca de uma oportunidade de emprego, não perca tempo! Acesse o site e candidate-se hoje mesmo. Sua próxima oportunidade pode estar mais perto do que você imagina”, incentiva Rodrigo Souza.
Para mais informações, os interessados podem acessar a página www.toledo.pr.gov.br/servicos/cidadao/agencia_do_trabalhador ou entrar em contato (via telefone ou WhatsApp) com a Agência do Trabalhador pelo número (45) 3196-3940.