Por Marcos Antonio Santos
Mais uma vez, os moradores de Toledo podem demonstrar sua generosidade, motivados pelo espírito natalino, ao “adotarem” as cartinhas das crianças carentes atendidas pela Pastoral da Criança do município de Toledo. A campanha “Papai Noel dos Correios” é uma iniciativa que recebe milhares de cartas nas agências participantes. E, mais uma vez, a agência dos Correios de Toledo está contribuindo para levar um pouco de alegria e esperança para essas crianças.
A coordenadora da Pastoral da Criança das paróquias São Pedro e São Paulo e Santa Rita de Cássia, Maristela Leane, informou que cerca de 500 cartas estão disponíveis nos Correios, e muitas já foram atendidas. “Ao todo, foram 500 cartas, e 220 ficaram comigo. Elas foram distribuídas entre a Pastoral da Criança das duas paróquias e também para as crianças do Auxílio Fraterno. Não foram para todas, porque, se formos ver, há muito mais crianças, mas já ajuda bastante. Muitas crianças carentes já receberam as cartinhas, já desenharam e já escreveram. Fizemos planilhas com as 230 cartinhas, enviamos para os Correios, e agora estamos esperando que as pessoas, os empresários, as famílias, quem quiser, vá lá, adote uma cartinha e a devolva com o presente. Nós fazemos o trabalho de entregar cada presente de casa em casa. Temos tudo organizado, sabemos quem é a criança e onde ela mora. Então, ninguém precisa levar o presente diretamente, pois nós nos encarregamos dessa parte. Basta que o povo de Toledo pegue uma cartinha nos Correios e devolva o presente junto”, ressalta.
Conforme Maristela, a população de Toledo sempre colabora com a campanha. “Eu queria agradecer muito ao povo de Toledo, que sempre colaborou. Nunca faltou presente, nunca voltou uma carta sem presente. Agradeço também ao pessoal dos Correios, pois, sem eles, não conseguiríamos realizar essa campanha, não temos como fazer esse trabalho sozinhos. É um grande trabalho, e muito bonito, o que eles estão fazendo. As crianças esperam muito por este dia. Elas me perguntam desde a metade do ano se haverá a cartinha e a festa. E vamos entregar os presentes para elas”, afirma.
10 MIL – Já são 35 anos de campanha. Em Toledo, mais de 10 mil crianças foram beneficiadas pelo “Papai Noel dos Correios” ao longo desses anos. A solidariedade e a vontade de fazer o bem fazem parte da cultura da nossa sociedade, que sempre contribui com a campanha. A condição estabelecida para participação é que a criança e sua família estejam em situação de vulnerabilidade social.
A campanha também tem como objetivo incentivar o interesse das crianças pela escrita de cartas, além de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais — um dos maiores presentes que uma criança pode receber.
Para que tudo se torne realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.