Foto: Divulgação

Primeiras-damas abordaram diversos temas importantes em reunião com a Secretária da Mulher e da Igualdade Racial

A ADAMOP (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná) tem se consolidado como protagonista na defesa de pautas importantes para as mulheres. Nesta quinta (01), a entidade oportunizou importante reunião com a Secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, quando foram abordados temas sensíveis para a realidade regional.

O encontro foi conduzido pela presidente da ADAMOP e primeira-dama de Toledo, Noeli Amorim, acompanhada pela presidente da ANPD (Associação Nacional de Primeiras-damas) e primeira-dama de Cascavel, Fabíola Paranhos, e pela vice-presidente da ADAMOP e primeira-dama de Maripá, Ângela Schanoski.

Entre os assuntos esteve a importância da busca por solução para que haja Delegacia da Mulher nas cidades e que funcione 24 horas. A Secretária destacou que este tema é visto como prioridade. “Estamos numa mesa de trabalho com a Secretaria de Segurança para buscar um caminho. Existem complexidades, mas há uma intenção do governo estadual para buscar formas de que haja o suporte adequado e especializado para mulheres vítimas de violência, com alternativas viáveis”, comentou a Secretária Leandre.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O compromisso de trabalho também permitiu a apresentação do projeto Caravana Paraná Unido pelas Mulheres. Nesse sentido, Cascavel receberá, no próximo dia 15, presença descentralizada da Secretaria, neste movimento que conta com o apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). “Esse programa tem objetivo de assessorar e capacitar com foco em políticas nas mulheres. Entendo que o estado e a união não virão fazer o serviço, porque vocês são os executores. Vamos construir esse arranjo”, comentou Leandre.

Houve ainda abordagem sobre grupos reflexivos para autores de violência doméstica mantidos em Toledo; sobre projetos que incentivem o empreendedorismo feminino tanto na cidade quanto na área rural e sobre o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Mulher e fundo próprio. “O objetivo da ADAMOP é que esses projetos que estão dando certo nos Municípios sejam repassados e compartilhados. Por isso, essa oportunidade de compartilhar cases de sucesso são tão importantes”, comenta a vice-presidente da ADAMOP e prefeita de Maripá, Ângela Schanoski.

Para a presidente da ADAMOP, o encontro foi muito produtivo, principalmente pela grande adesão. “Estamos firmes no objetivo de trabalhar essas pautas regionais pensando nas mulheres. A ADAMOP inclusive está à frente da criação do CIASOP, consórcio que vai viabilizar a criação da Casa Abrigo Regional e de outras frentes. Ficamos muito felizes com a presença hoje da Secretária e estamos certos de que continuarão avançando as criações de políticas públicas”, destaca Noeli.

Homenagem

Na reunião, ocorreu também homenagem da ADAMOP para a primeira-dama de Cascavel, Fabíola Paranhos, por sua eleição como presidente da Associação Nacional de Primeiras-damas. A diretoria nacional conta ainda com a participação da primeira-dama de Maripá, Ângela Schanoski, e da primeira-dama de Ubiratã, Lu Luciane Munhos d’Alecio.

“Agradeço profundamente o reconhecimento e homenagem. A ADAMOP pode se sentir representada com nossa presença na APND e nos esforçaremos para realizar um trabalho de fortalecimento e crescimento”, destacou Fabiola em seu discurso.

A presidente da ANDP recebeu um ofício de congratulações.

Foto: Divulgação

Fonte: Comunicação AMOP