Consórcio está em processo de criação e será responsável por casa de abrigo regional para mulheres vítimas de violência
O Secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Rogério Carboni, e a Secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, conheceram, nesta quarta-feira (03), o projeto de criação do CIASOP (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná), que está em fase avançada e, em breve, deve ser realidade.
A iniciativa envolve diretamente a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e a ADAMOP (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná) e vai permitir a estruturação de uma Casa Abrigo Regional para acolher mulheres vítimas de violência, bem como outros projetos de assistência social.
As duas reuniões com os Secretários de Estado ocorreram em Curitiba e fizeram parte da agenda de trabalho do presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e da presidente da ADAMOP e primeira-dama de Toledo, Noeli Amorim. No primeiro encontro, com o Secretário Carboni, pela manhã, ambos participaram e no segundo, à tarde, com a Secretária Leandre, a reunião envolveu a presidente da ADAMOP.
“O CIASOP iniciou pela ADAMOP e naturalmente nós prefeitos e prefeitas da AMOP encampamos essa proposta que está avançando e será um marco. Foi uma profícua intervenção hoje junto com as instâncias governamentais para lançar essa semente da implementação do Consórcio junto ao Governo do Estado. Foi uma agenda para vincular as futuras ações do CIASOP com o governo estadual”, comenta o presidente da AMOP, Beto Lunitti.
De acordo com a presidente da ADAMOP, houve uma recepção foi muito positiva, que deve gerar frutos. “Essa articulação é muito importante. O CIASOP, assim, nascerá com sustentabilidade para fazer esse trabalho humano tão importante e urgente”, comenta a primeira-dama Noeli Amorim.
Além do encontro desta quarta-feira com o governo estadual, já houve uma interação com a Itaipu Binacional tratando especialmente do projeto da Casa Abrigo Regional.
Sobre o Consórcio
A principal vantagem que o consorciamento pode oferecer aos entes municipais reside na obtenção de escalas tanto no que tange a recursos financeiros como de material, sem a qual cada município isoladamente não teria como atingir.
Foi nesse contexto que a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, em Assembleia Geral, deliberou pelo estudo, análise e elaboração de proposta do CIASOP. Com a celebração do consórcio haverá disponibilização de vagas de acolhimento para as mulheres em situação de violência doméstica em toda a região seguindo as Diretrizes Nacionais de Abrigamento às Mulheres em Situação de Violência.
Toda a formatação de contrapartidas está sendo objeto de estruturação adequada envolvendo todos os Municípios interessados.
Fonte: Comunicação AMOP