Cuidar da saúde não é uma atribuição só para as mulheres. Para muitas doenças não existe “sexo frágil”, então além de procurar manter hábitos saudáveis, é importante estar atento para as medidas de prevenção. A campanha do Novembro Azul tem essa função, lembrar o público masculino dos cuidados com a saúde, principalmente contra o câncer de próstata. 

Neste sentido todas as unidades de saúde do município realizarão atividades para marcar a data e oportunizar a participação do público masculino nas ações preventivas e de cuidado com a saúde e bem estar do homem. Essa semana, a primeira unidade a realizar essas ações é da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coopagro. Das 18h às 22h serão realizados testes rápidos, atendimento odontológico e uma palestra específica sobre Saúde do Homem. 

Na quarta-feira (13) será a vez das unidades de saúde do Industrial e de Dez de Maio realizarem suas atividades voltadas para o público masculino. 

Industrial

Na Industrial, as atividades estarão concentradas no horário das 18h às 22h. Está previsto a realização de Teste rápido, verificação de PA , IMC, HGT, Peso e Circunferência Abdominal, solicitação de exames laboratoriais (creatinina, PSA, glicose, colesterol total , HDL e triglicerídeos).

Na ocasião também serão realizados agendamentos de consulta para 15 dias com resultado de exames; Aconselhamento e orientação de enfermagem para uma vida saudável; Demonstração dos malefícios do cigarro para saúde com uso de boneco, abuso de drogas, álcool e artéria obstruída com demonstrador;  Uma THD para orientar sobre a prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal.

Dez de Maio 

Em Dez de Maio, as atividades acontecem durante o expediente, das 8h às 17h. Estão programadas as seguintes atividades: Aconselhamento e orientação de enfermagem para uma vida saudável; Testes Rápidos para HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C; Verificação de Pressão Arterial, HGT, IMC; Solicitação de exames como: A Glicose, Colesterol e Triglicerídeos, além de avaliação médica.
 

Acompanhe a agenda do Novembro Azul na unidade mais próxima de sua residência e mantenha sua saúde em dia.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo