Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ACIT promove encontro para alertar sobre fraudes e golpes virtuais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: ACIT

Com o avanço da tecnologia e a popularização dos meios digitais, os golpes virtuais se tornam cada vez mais sofisticados e frequentes. De falsas promoções a mensagens que imitam instituições conhecidas, criminosos exploram a confiança e a distração dos usuários para roubar dados pessoais e dinheiro. Estar atento e bem informado é a melhor forma de se proteger em um ambiente online que, apesar de cheio de facilidades, também esconde muitos riscos.

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promoveu o Papo Reto – Golpes e Fraudes Digitais, uma conversa informativa e direta sobre segurança digital. O evento aconteceu nesta semana, no auditório da ACIT.

O vice-presidente de Relações Institucionais da ACIT Rafael Hirata explica que a entidade foi provocada pelos associados para abordar a temática. “Os golpes e as fraudes digitais estão em alta e eles acontecem no dia a dia com todas as pessoas. Por isso, promover este bate-papo entre as forças de segurança de Toledo com empresários e lojistas”.

O delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDP) Alexandre Macorin parabeniza a iniciativa da ACIT em convidar a equipe para esclarecer a respeito das evoluções dos golpes eletrônicos. “Esse é um assunto difícil de ser abordado e é importante abordá-lo com pessoas formadoras de opinião”.

Macorin salienta que os policiais apresentaram os mecanismos de prevenção para o cidadão não cair neste tipo de golpe. “A única maneira de diminuir o volume gigantesco deste tipo de crime é a informação e o conhecimento. São mais de 2.000% no aumento de registros formais neste tipo de delito, em quatro anos. A prevenção, a troca de experiencia e o treinamento são importantes maneiras para evitar a continuidade deste tipo de golpe”.

AÇÃO

Segundo a agente civil Rosana Botelho, o crime de estelionato virtual ultrapassou os crimes organizados focados em armas. “Atualmente, existem inúmeros golpes praticados, como do pix ou do boleto. Muitas vezes, as pessoas estão ‘presas no visual’ e não observam para quem é o pagamento”.

Rosana pondera ainda que crime virtual acontece a partir da ação humana e ele gera prejuízo econômico. “Quando trabalhamos a segurança preventiva, eu consigo antecipar algo. Eu preciso que o proprietário do negócio e o seu colaborador tenham o conhecimento semelhante. As pessoas precisam estar atentas a ação criminosa”.

SEGURANÇA

O agente Jean complementa que as empresas precisam ter o cuidado de fortalecer a segurança no sistema. “O criminoso se alimenta dos dados. Ele conhece o cotidiano da empresa e os nomes das pessoas. As pessoas precisam estar atentas a exposição dos dados e devem desconfiar de contatos inesperados pedindo acesso remoto. Quando isso acontecer, a comunicação deve ser encerrada e a pessoa deve buscar pelo contato oficial da empresa”.

Outra orientação repassada por Jean e considerada importante é não compartilhar senhas. “Desconfiem de links patrocinados, ofertas abaixo de mercado, sites hospedados a pouco tempo”.

IMPACTO

Na ocasião, o presidente da ACIT Cristiano Dall’Oglio da Rocha agradeceu a equipe da Polícia Civil pelo repasse de todas as informações consideradas importantes. “isso é um crime evidente que impacta muitos associados. O nosso propósito em trazer a discussão é para que cada vez mais conseguimos nos comunicar com o associado para que eles não caiam em golpes virtuais”.

Fonte: ACIT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2791 – 10/09/2025

Cotações em tempo real