Por Fernando Braga
Acidentes de trânsito perturbam a todos, sejam motoristas, ciclistas ou pedestres. Causam aflições na população e geram gastos aos cofres públicos. Se tratando dos acontecimentos nas estradas, eles sempre estiveram entre as preocupações das empresas transportadoras e, principalmente, entre os trabalhadores do setor, como caminhoneiros e demais motoristas, autônomos ou não. Muitos acidentes na região chamam a atenção, seja pela gravidade ou pela dinâmica como ocorreram. Levantamento feito pela Gazeta de Toledo mostra a dimensão e os estragos decorrentes de incidentes nas rodovias, que afetam a produção, causam prejuízos e o pior, provocam perda de vidas.
Falta de atenção, desrespeito as normas de trânsito, problemas mecânicos, imprudência e eventos climáticos – como chuva ou neblina – fazem parte das adversidades que interferem na condução dos veículos.
Primeiramente, vamos tratar dos acidentes que ocorrem na área urbana de Toledo. Encontramos resultados distintos dos problemas de trânsito nas vias urbanas e nas estradas. A ocorrência é maior nas ruas da cidade, como apontam as estatísticas de trânsito do 19º Batalhão de Polícia Militar.
Acidentes na área urbana
De acordo com os números que a Gazeta de Toledo teve acesso, em 2020 a divisão de trânsito do 19º BPM registrou 1.284 acidentes, dos quais 571 foram com vítimas, deixando 688 feridos, 08 pessoas mortas no local e outros 04 falecimentos ocorridos posteriormente.
Dos 2.337 veículos envolvidos nas 1.284 ocorrências do ano passado, o tipo que mais aparece nas estatísticas dos acidentes urbanos é o carro, com participação em 944 incidentes. Em seguida vem a motocicleta (357), caminhonete (196) e motoneta (144). O caminhão é o tipo de veículo envolvido em 84 acidentes e o caminhão trator em 27.
Os dados de 2021, referentes ao período de janeiro a março, mostram que no corrente ano o ritmo tem sido o mesmo. Nos três primeiros meses foram registrados 304 acidentes no perímetro urbano, envolvendo 580 automóveis. Nesse período, 110 acidentes com vítimas deixaram 125 feridos e resultaram em 04 óbitos ocorridos no local.
Saindo da área urbana, nos deparamos com outra situação nas autoestradas, onde existem diversos pontos críticos. Os registros nas rodovias apresentam uma incidência menor, mas nem por isso menos preocupante. É o que demonstram os números apurados junto à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Rodovias estaduais
As estatísticas da 3ª Cia do BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária), enviadas pelo Comando da Unidade, revelam o panorama dos acidentes nas rodovias estaduais, nos trechos que passam por Toledo.
A área de circunscrição da 3ª Cia, que tem sede em Cascavel, abrange os Postos Rodoviários de Marechal Cândido Rondon, Palotina e Assis Chateaubriand, além da cidade-sede. Nessa área operam diversas empresas de transporte, dos mais variados segmentos, sobretudo os ligados ao agronegócio. Além disso, trafegam pela região muitas pessoas que saem das cidades onde residem para irem trabalhar em municípios vizinhos.
De acordo com o levantamento da Polícia Rodoviária Estadual, desde o primeiro dia do ano até a última quarta-feira (08), foram registrados 57 acidentes somente no perímetro de Toledo. Atendidos pelos Postos Rodoviários de Marechal, Assis, Palotina e Cascavel, esses acidentes ocorreram na PR-182, PR-239, PR-317, PR-585 e PR-589.
Tais ocorrências envolveram 117 pessoas e deixaram 70 feridos e 02 mortos. Portanto, 45 pessoas não tiveram ferimentos nesses acidentes, que estão assim descritos:
Abalroamento lateral (batida lateral) | 10 |
Abalroamento transversal (batida transversal) | 09 |
Colisão traseira | 09 |
Colisão frontal | 06 |
Choque em anteparo (objeto estático, como muro, placa ou poste) | 05 |
Capotamento | 04 |
Tombamento | 04 |
Queda de moto | 04 |
Acidente complexo (envolve diversos veículos, como engavetamento, por exemplo) | 02 |
Atropelamento de pessoa | 01 |
Atropelamento de animal | 01 |
Saída de pista | 01 |
Não identificado | 01 |
Vale destacar que o número de acidentes é superior ao apresentado, pois no levantamento constam apenas as ocorrências atendidas pela PRE. Para acidentes sem vítimas, a polícia geralmente não é acionada e os usuários das rodovias podem registrá-los no BATEU (Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado), serviço disponibilizado pela Polícia Militar do Paraná.
Rodovias federais
Em torno de Toledo também há dois trechos de rodovias federais marcados por acidentes: na BR-163, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, e a na BR-467, entre Toledo e Cascavel.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 34 acidentes ocorreram em 2020 nessas extensões. A Comunicação Social da PRF atendeu nossa reportagem e enviou dados detalhados dos acidentes que aconteceram no perímetro de Toledo.
Nº | Causa | Tipo de acidente | Período | Condições | Vítimas | |||||
1 | Desobediência as normas | Colisão transversal | Noite | Tempo bom | – | |||||
2 | Velocidade incompatível | Colisão traseira | Noite | Tempo bom | – | |||||
3 | Falta de atenção | Colisão traseira | Dia | Tempo bom | 03 feridos | |||||
4 | Falta de atenção | Saída de pista | Noite | Tempo bom | 01 óbito | |||||
5 | Falta de atenção | Colisão traseira | Noite | Tempo bom | – | |||||
6 | Ingestão de álcool | Saída de pista | Dia | Chuva | – | |||||
7 | Falta de atenção | Tombamento | Dia | Ensolarado | 02 feridos | |||||
8 | Desobediência as normas | Choque em anteparo | Dia | Claro | 01 ferido | |||||
9 | Sinalização insuficiente | Saída de pista | Noite | Tempo bom | – | |||||
10 | Sinalização insuficiente | Saída de pista | Noite | Tempo bom | – | |||||
11 | Velocidade incompatível | Saída de pista | Dia | Sol nascente | 01 ferido | |||||
12 | Não manter distância segura | Colisão traseira | Dia | Claro | 01 ferido | |||||
13 | Falta de atenção | Saída de pista | Noite | Nevoeiro | – | |||||
14 | Ingestão de álcool | Capotamento | Noite | Tempo bom | 01 ferido | |||||
15 | Pista escorregadia | Saída de pista | Noite | Nublado | 01 óbito | |||||
16 | Mal súbito | Saída de pista | Dia | Nublado | 01 ferido | |||||
17 | Defeito mecânico | Queda de veículo | Noite | Tempo bom | 01 ferido | |||||
18 | Ingestão de álcool | Choque em anteparo | Noite | Tempo bom | – | |||||
19 | Velocidade incompatível | Colisão traseira | Dia | Tempo bom | – | |||||
20 | Defeito mecânico | Incêndio | Dia | Nublado | – | |||||
21 | Desgaste de pneus | Colisão com objeto em movimento | Dia | Tempo bom | – | |||||
22 | Defeito mecânico | Incêndio | Noite | Tempo bom | – | |||||
23 | Falta de atenção | Colisão transversal | Noite | Tempo bom | – | |||||
24 | Desobediência as normas | Colisão traseira | Noite | Nublado | 01 ferido | |||||
25 | Desobediência as normas | Saída de pista | Dia | Sol nascente | 01 ferido | |||||
26 | Desobediência as normas | Atropelamento de pedestre | Noite | Tempo bom | 01 óbito e 01 ferido | |||||
27 | Falta de atenção | Saída de pista | Dia | Tempo bom | 01 ferido | |||||
28 | Animais na pista | Atropelamento de animal | Noite | Tempo bom | – | |||||
29 | Velocidade incompatível | Capotamento | Dia | Tempo bom | 01 ferido | |||||
30 | Agressão externa | Saída de pista | Dia | Tempo bom | 02 feridos | |||||
31 | Falta de atenção | Colisão transversal | Dia | Tempo bom | 02 feridos | |||||
32 | Ingestão de álcool | Colisão lateral | Noite | Tempo bom | – | |||||
33 | Não manter distância segura | Colisão frontal | Dia | Tempo bom | 03 feridos | |||||
34 | Falta de atenção | Colisão lateral | Dia | Tempo bom | – |
Também obtivemos os dados da PRF referentes ao ano de 2021. Foram computados no perímetro de Toledo, de 01 de janeiro até 10 de junho, dez acidentes envolvendo 07 veículos leves, 01 caminhonete 03 caminhões tratores, 03 semirreboques e 01 utilitário.
Acidentes na BR-163, entre Toledo e Marechal C. Rondon:
Tipo de acidente | Quantidade | Feridos | Mortos | |||
Capotamento | 01 | 02 | 00 | |||
Colisão frontal | 01 | 01 | 01 | |||
Colisão lateral | 02 | 04 | 00 | |||
Saída de pista | 02 | 03 | 00 |
Acidentes na BR-467, entre Toledo e Cascavel:
Tipo de acidente | Quantidade | Feridos | Mortos | |||
Atropelamento de pedestre | 01 | 01 | 00 | |||
Colisão com anteparo | 01 | 01 | 00 | |||
Colisão traseira | 02 | 00 | 01 |
Preparação dos motoristas de estrada
Na pauta da segurança viária entra a realização de campanhas voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, para as atitudes conscientes e de preservação da vida no trânsito. Contudo, a prevenção não se dá apenas na conscientização da sociedade. Ela também passa pela formação qualificada dos profissionais que circulam pelas estradas.
Oferecendo treinamentos que atendam essa demanda, o SEST SENAT atua na preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Em Toledo, o SEST (Serviço Social do Transporte) e o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) atuam juntos no mesmo endereço, localizado no Jardim Panorama.
SEST SENAT em Toledo
Inaugurada em novembro do ano passado, a unidade de Toledo tem como gestor Euclides Heiss, que nos apresentou as instalações e explicou seu funcionamento. Entre os serviços oferecidos aos profissionais de transporte estão os atendimentos de saúde nas especialidades de odontologia, fisioterapia e psicologia. A área de abrangência da unidade de Toledo compreende diversos municípios do Oeste, como Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Assis Chateaubriand, Palotina, Terra Roxa e Guaíra, entre outros.
Na educação profissional, há cursos especializados, presenciais e a distância, todos gratuitos, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, relacionadas desde as atividades operacionais de transporte e logística até a gestão dos negócios. Incluem-se aulas de reciclagem, que todos os motoristas profissionais têm que fazer uma vez por ano, direção defensiva e cursos específicos para transporte escolar, de carga e de passageiros, entre outros.
Para o ensino qualificado ofertado pelo SEST SENAT há um aparato tecnológico e estrutura completa, que conta com salão para palestras e salas de aula com computadores para os alunos e quadro interativo. A unidade também possui um simulador de direção veicular, onde os motoristas de estrada cumprem uma carga horária de 08 horas de treinamentos que simulam as mais adversas condições de direção. A partir deste ano, também serão incluídas 04 horas de direção pelas estradas rurais.
Como Toledo é a capital do agronegócio paranaense, naturalmente um grande número de empresas do segmento estão aqui instaladas, operando negócios locais e distribuindo a produção pelo país. Neste cenário, a BRF se tornou a maior parceira do SEST SENAT, com mais de mil motoristas vinculados a unidade local, a maior parte terceirizada. Na prestação de serviços para a BRF de Toledo há 304 motoristas da agropecuária, responsáveis pelo transporte de frangos, suínos e reações, entre outros. Aproximadamente 600 motoristas transportam cargas em caminhões frigoríficos.
O SEST SENAT também participa de várias campanhas orientativas voltadas a motoristas, com abordagens em postos de combustíveis, da cidade e do interior. Capacitações e ações de conscientização têm contribuído para diminuir o número de acidentes nas estradas. Para se ter ideia de como esse trabalho é importante, em 2013 a BRF registrou, em todas as suas unidades do Brasil, 453 acidentes de trânsito. Em 2020 a companhia teve 152 registros, uma redução de aproximadamente 2/3.
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