Por Marcos Antonio Santos
A estrutura da ponte sobre o Rio Marreco, em Toledo, com extensão de 60 metros, já está concluída. A obra, que inclui também a construção de uma passarela para pedestres, foi executada conforme o contrato firmado entre a empresa responsável e a Prefeitura de Toledo. A passarela, inclusive, já está aberta à visitação da população. No entanto, a ponte ainda não foi liberada para o tráfego de veículos.
Como medida paliativa, o município iniciou nessa terça-feira, 15, a construção de um acesso provisório, com o objetivo de amenizar a situação.
Na manhã desta quarta-feira, 16, profissionais da Emdur finalizaram o nivelamento do terreno para viabilizar a interligação viária entre a Rua Ângela Zanella, no Jardim Fachini, e a estrada rural. No projeto original, as chamadas cabeceiras da ponte não foram contempladas.
Dois caminhões-caçamba estiveram no local para remover a terra extraída por uma retroescavadeira. Para possibilitar o tráfego de veículos, a Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos irá colocar pedras brutas na área onde futuramente serão construídas as cabeceiras da ponte.

“Será um trabalho que provavelmente irá durar até a próxima semana. Depois disso, teremos que negociar com o proprietário de um terreno próximo à outra extremidade da ponte para viabilizar a passagem dos veículos”, informou o secretário de Infraestrutura, Fábio Leal Oliveira.
“Enquanto o projeto definitivo não é concluído, o prefeito Mario Costenaro solicitou que sejam implantados acessos temporários”, acrescentou o secretário.
Ponte
A obra da ponte sobre o Rio Marreco foi concluída há cerca de cinco meses. Entretanto, a interligação viária entre a Rua Ângela Zanella e a estrada rural não foi incluída na contratação inicial do serviço, o que impede, até o momento, a liberação do tráfego de veículos no local.
O projeto foi orçado em R$ 5.436.522,41 e executado pela CDA Engenharia Ltda., de Joinville.