Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação Social São Vicente de Paulo completa 62 anos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Ao longo desse tempo são cerca de 30 mil pessoas que passaram pela entidade

Por Marcos Antonio Santos

Toledo, setembro de 1961, mês e ano de fundação da Ação Social São Vicente de Paulo. São 62 anos dedicados a educação, amor e promoção social. Atualmente a entidade atende 300 meninos e meninas, mas ao longo de mais de seis décadas são cerca de 30 mil pessoas, que foram abençoadas na vida por ter vivido por alguns anos na Ação Social e sempre coordenadas pela Irmã Luiza Menin, que nasceu em 1940, em Sarandi, Rio Grande do Sul.

AÇÃO SOCIAL – A entidade sempre esteve na direção da Irmã Luiza, que não mede esforços para que as crianças e adolescentes sejam atendidos na sua totalidade. Realizam gratuitamente 20 projetos que contribui na melhoria da qualidade de vida e previne a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.

Para desenvolver os projetos, a entidade conta com 39 colaboradores devidamente registrados e mais cinco Irmãs da Comunidade Vicentina cedidas pela Província de Curitiba que auxiliam em atividades de coordenação, administração, refeitório, tapeçaria e formação humana.

“Sim, a Irmã Luiza continua conosco com muita força de vontade e pensamento focado na manutenção e qualidade dos serviços desenvolvidos que interfere diretamente na promoção de vida das crianças e adolescentes atendidas. Um momento de gratidão por tudo que ela já realizou pelo Município de Toledo. Iniciou os serviços na área de Assistência Social no ano de 1961, atendendo inclusive na área da saúde, educação e moradia. Irmã Luiza é pioneira e guerreira nas causas sociais, dedicou-se integralmente em favor dos menos favorecidos, que hoje, são milhares de homens e mulheres que se promoveram por meio dos serviços realizados gratuitamente e que possuem uma vida digna, de respeito e de amor ao próximo”, conta Ivone Laguna, que iniciou os serviços na Ação Social em 1987, e atualmente atua na área de gestão administrativa.

MOTIVAÇÃO – “Fácil não é, mas a gratidão das famílias, crianças, adolescentes, jovens e ex-integrantes da entidade nos motiva buscar meios de manter e executar com a mais alta qualidade os serviços em favor da manutenção dos projetos desenvolvidos para a crianças e adolescentes”, menciona Ivone.

Hoje são 300 meninos e meninas atendidos pela entidade. Foto: arquivo pessoal

A entidade oferece vagas para meninos e meninas na faixa etária de 6 a 12 anos de idade, podendo permanecer na Entidade até os 17 anos. “Os interessados devem comparecerem com documento da criança e comprovante de Cadastro Único, na secretaria da entidade. Lembrando que o Cadastro Único pode ser feito no CRAS mais próximo da residência”, afirma Ivone.

62 ANOS – Para comemorar os 62 anos a entidade terá uma programação especial. “No primeiro momento todas as crianças e adolescentes, colaboradores e voluntários amigos participarão da missa, na Catedral Cristo Rei, neste domingo, 24, às 8h, como forma de agradecimento pelas graças, dons e bênçãos que recebemos por estará comemorando o aniversário de 62 anos da entidade e também comemorar o aniversário das 300 crianças e adolescentes que frequentam a Ação Social. Logo após a missa, serão recepcionados nas dependências da entidade e iremos servir um delicioso bolo, cachorro quente e refrigerantes”, relata Ivone Laguna.

FILHO DA AÇÃO SOCIAL – José Roberto Ignacio, conhecido como Beto Ignacio, esteve na Ação Social por volta de 1983, quando tinha apenas 13 anos, e havia poucas opções em Toledo para trabalhar. Ele teve a honra de ser apresentado a entidade por uma tia muito querida, Maria Rozalen.

“Quando lá cheguei encontrei Irmã Luiza e Irmã Delina, que estavam de saída, foi então que pedi ajuda para não voltar mais a trabalhar na boia-fria. Irmã Luiza me disse que por ter idade acima do exigido talvez não pudesse me ajudar. Quando prontamente ouvi Irmã Delina dizer que podia me colocar na cozinha, e me pediram para voltar no dia seguinte, e ali começou minha história com a Ação Social. Essas irmãs que dedicaram suas vidas a salvarem crianças e adolescentes de uma vida sofrida e sem oportunidades. Momentos de gratidão a elas e de amizades eternas que levo com muito carinho por toda a vida. Sei que hoje todos nós homens de 50 anos temos os mesmos pensamentos e carinho pela Ação Social, pelas irmãs, por todas tias e assistentes sociais que por ali passaram, e que ainda se dedicam. Meus sinceros agradecimentos e obrigado. Deus de a todos e as irmãs, vidas longas para continuarem amando o próximo e a todas as crianças”, relata Beto Ignacio.

HISTÓRIA – A Ação Social São Vicente de Paulo é uma entidade executora dos serviços da Política de Assistência Social da Província de Curitiba, no eixo de Proteção Social Básica (NOB SUAS), desenvolve Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na área de Proteção Social Básica, para crianças e adolescentes, do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 6 a 17 anos, por meio do Programa Processo de Conhecimento e Programa Práticas do Crescer – Meninos e Meninas de Futuro cumpre sua missão, oferecendo um trabalho de qualidade, tendo em vista a dignidade e a cidadania das crianças e adolescentes, promovendo os usuários através do acesso ao conhecimento, preocupando-se com a formação de um cidadão consciente e participativo na sociedade em que está inserido.

A entidade iniciou suas atividades no ano de 1961. Desta forma iniciou os primeiros cursos e alfabetização de adultos, confecção de agasalhos, tricô, crochê e artes culinárias. A seguir, com o auxílio de pessoas voluntárias e da comunidade, realizaram-se cursos, como: corte e costura, auxiliares do lar, acolchoado, colchões, tecelagem, horta, artesanatos em couro, corda, palha de milho e vidro, macramê, bichinhos, chinelos, bordados a mão, pintura em tecido, flores, sacolas em palha, ovos de chocolates, arranjos de natal, gestantes. Todos os cursos eram de grande aceitação e participação.

No ano de 1978 foi necessário assumir mais um trabalho de bem-estar social que se volta para as crianças e adolescentes do sexo masculino que perambulavam pelas ruas sem orientações. Surge então o Clube do Engraxate, seguindo posteriormente pelo Clube do Jornaleiro, do Guarda Mirim e Vendedores de Salgados e Revistas. Após seis meses de preparação, os meninos, devidamente credenciados, uniformizados e matriculados em escolas públicas começavam a trabalhar na cidade de Toledo.

Foto: arquivo pessoal

A Ação Social São Vicente de Paulo se adaptou as mudanças no decorrer dos anos como reformas, melhorias e aquisição de equipamentos para manter a qualidade das atividades oferecidas, principalmente as profissionalizantes para que de fato possa realizar um trabalho de promoção humana.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real