Foto: SerToledo

O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, se tornou ainda mais especial. Nesta data, além da celebração da categoria, o Sindicato SerToledo realizou a entrega de, aproximadamente, 1 milhão e 200 mil reais a 28 professoras aposentadas.

Esse valor foi conquistado através do processo B1, uma ação de longa data que teve seu início em 2012. Atualmente, os servidores beneficiados estão recebendo um retroativo referente aos anos de 2007 a 2012.

Marlene Silva, secretária-geral do Sindicato SerToledo, destacou a satisfação em realizar o pagamento no dia 28. “Pagar essa ação no Dia do Servidor é muito gratificante. As parcelas, que variam em torno de 50 mil reais, chegam em um momento oportuno, tanto pela data simbólica quanto pela proximidade do fim do ano”.

Ao todo, esse primeiro pagamento contemplará 173 servidores. “Os próximos pagamentos dependerão dos valores por semana que o judiciário depositará. No total, essas parcelas superarão os 10 milhões de reais. Pretendemos convocar outros servidores para receber na próxima segunda e, assim, vamos fazer até convocar os 173 servidores que têm direito a esta parcela do precatório”, explica Marlene Silva.

A Prefeitura Municipal de Toledo terá um prazo de mais cinco (05) anos para concluir o pagamento dos valores devidos aos servidores que fazem parte do processo judicial do B1.

O Dr. Márcio Gnoatto, um dos assessores jurídicos do SerToledo, reforçou a pauta e destacou a transparência na distribuição dos valores. “Nos sentimos honrados em realizar esses pagamentos. Hoje foram mais de um milhão de reais em precatórios e todo o processo é transparente em relação aos valores pagos aos servidores. Os demais servidores irão receber em momento oportuno, de acordo com as decisões do Tribunal de Justiça. Após recebermos as informações necessárias, o SerToledo, de imediato, organizará as demais documentações e convocará os servidores”.

Mais que um pagamento, um ato de justiça

Entusiasmada com toda a ação, Marlene afirmou que o pagamento representa justiça. “Esse pagamento representa justiça. Uma justiça feita com esses trabalhadores que por anos foram prejudicados com um salário baixo. Somente com essa ação judicial, está sendo possível fazer a reparação na folha de pagamento. Em 2018, após diversos recursos, foi dado o primeiro passo para implementar essa diferença salarial que não era recebida. Na época, a diferença chegou a ser de até 3 mil reais em cada padrão salarial dos servidores”.

Vale destacar que, neste momento, os servidores estão recebendo o retroativo de uma defasagem.

Fonte: SerToledo