Por Fernando Braga
Uma ação foi organizada em Toledo para combater a violência doméstica praticada contra as mulheres. Orientações foram distribuídas através de uma panfletagem realizada nesta sexta-feira (22), data que marca no Paraná o Dia Estadual de Combate a Violência contra a Mulher.
O dia 22 de julho foi escolhido para a conscientização, pois foi nessa data, em 2018, que a advogada Tatiane Spitzner foi morta pelo companheiro, em Guarapuava, após sofrer várias agressões.
O crime ganhou repercussão internacional e, em maio de 2021, o réu foi condenado, em primeira instância, a 31 anos de prisão.

Em Toledo, a conscientização foi realizada ao longo do dia pelas equipes da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), juntamente com a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas I e II), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e do Núcleo Maria da Penha (Numape), da Unioeste.
Pela manhã, das 07h30 às 09h, as equipes realizaram panfletagem em frente ao Teatro Municipal, distribuindo cartilhas com orientações entre pedestres e ocupantes dos carros que paravam no semáforo do cruzamento da Avenida Parigot de Souza com a Rua Santos Dumont. No período da tarde, a atividade foi retomada.
