Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação da prefeitura de Toledo reúne cerca de 500 pessoas para combater a dengue

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nessa segunda teve início o atendimento aos casos com sintomas de dengue na Unidade Sentinela

A prefeitura de Toledo organizou no último sábado, 24, juntamente com diversas entidades parceiras, uma caminhada de conscientização. A concentração aconteceu no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi e percorreu a Rua Barão do Rio Branco levando informações sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König, disse que ação teve a participação de cerca de 500 pessoas. “São parcerias que fizemos nesse tempo de gestão, eu participei de várias reuniões dentro do Rotary, e eles entenderam o atual problema da dengue e conseguimos reunir as escolas, a Unipar, Igrejas, estavam todos presentes e conseguimos passar o recado que o problema está no quintal de cada um”.     

“O Setor de Endemias tem ido aos locais e informado sobre o Aedes aegypti, os cuidados que se teve tomar. Toda essa ação e também o Ecoponto Itinerante, que é totalmente voluntariado, é para tentarmos conseguir conscientizar pelo menos 1% da população de Toledo. Precisamos que as pessoas entendam que o problema está na casa dela: no ralo, vaso de planta, bebedouro de animal, no lixo jogado no fundo do quintal. A passeata realizada no sábado teve esse sentido de orientar a população”, afirma Lilian König.

Passeata teve início no Terminal Rodoviário. Foto: arquivio pessoal

COMBATE – Para tentar conter o avanço da doença, a prefeitura de Toledo tem realizado diversas ações, como Ecopontos Itinerantes, o último na região do Jardim Bressan e Cezar Park, intensificado campanhas de conscientização, averiguando imóveis denunciados, entre outros trabalhos. A preocupação, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, é que tradicionalmente, a explosão de casos acontece nos meses de março e abril. “Estamos com nossos agentes de combate às endemias trabalhando de forma contínua para tentar diminuir o contágio. A gente pede para que as pessoas façam seu dever de casa, conferindo seus quintais”, diz.

Juliana ainda reforçou que os principais problemas estão em imóveis particulares e fechados. “Em terrenos baldios, os agentes conseguem adentrar com facilidade. Os maiores problemas seguem onde não é possível o acesso”.

UNIDADE SENTINELA – Nessa segunda-feira, 26, teve início o atendimento aos casos com sintomas de dengue na UBS do Jardim Paulista (Unidade Sentinela) que atenderá de segunda a sexta, das 7h às 19h os casos com sintomas de dengue, com o objetivo de melhorar os atendimentos e diminuir as filas nos Pronto Atendimentos. “Esse atendimento é para quem tem sintomas de dengue. Estamos trabalhando em todas as frentes para dar o melhor atendimento, mas peço que a população nos ajude a combater o mosquito, sem a população nos ajudar, a gente não conseguir resolver esse problema”, comenta o prefeito Beto Lunitti.   

811 – Apesar dos esforços da administração municipal e entidades parceiras, a dengue em Toledo continua avançando. O boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 23, aponta um crescimento de 34,94%, saltando dos 601 da semana passada para 811, com 768 notificações ainda aguardando resultado. A região com maior incidência são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real