A Extensão da Vila Pioneira da Biblioteca Municipal, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, está tomando todos os cuidados necessários para impedir que a pandemia de Covid-19 traga maiores problemas a Toledo. Seguindo a Instrução Normativa – SMED nº 004/2020, o espaço está realizando somente os serviços de empréstimo e devolução de livros, além da confecção de carteirinhas para novos leitores.

Dessa forma, para evitar aglomerações, foram suspensas por tempo indeterminado tanto as pesquisas via internet quanto a leitura no local. Outra medida preventiva está sendo a higienização com álcool de todos os livros devolvidos, os quais só voltam após uma “quarentena” de cinco dias.

Apenas pessoas que não integram grupos de risco de infecção e/ou contágio do novo coronavírus (crianças com menos de 12 anos ou idosos acima dos 60 anos, por exemplo) podem adentrar no recinto, desde que usando máscaras. Leitores mais vulneráveis à Covid-19 têm à disposição um termo de autorização que permite outra pessoa realizar o empréstimo e a devolução de livros em nome do titular da carteirinha.

Para famílias com vários leitores, a orientação é de que apenas um membro realize os procedimentos na biblioteca. “Para cada carteirinha estamos emprestando até 10 livros, com limite de quatro gibis, quatro livros infanto-juvenis e dois para o público adulto, sendo que estes dois não serão emprestados para menores de 14 anos. Por meio desta ação queremos atrair um número maior de leitores, movimentando nosso acervo e ampliando o conhecimento da população da Grande Pioneiro”, explica a responsável pela Extensão da Vila Pioneira da Biblioteca Municipal, Carmen Luiza Carletto.

O espaço cultural não fica mais aberto no horário de almoço e nem aos sábados: somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h15 às 17h15. “É importante frisar que, em razão da pandemia, não estamos suspendendo as carteirinhas de quem estiver com livros atrasados em mãos. Os leitores que passam por esta situação podem programar a devolução no tempo em que isso for conveniente”, destaca Carmen.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo