Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Desde que o MEC publicou uma carta em que nela, o então Ministro Ricardo Vélez Rodriguez apelava aos cidadãos brasileiros, incluindo os alunos da rede pública e estudantes das escolas particulares, para cantarem o Hino Nacional, e solicitou que os professores os filmassem, que esse colunista vislumbrou o enterro do ensino educacional “depravado” e a ressurreição do civismo nas salas de aula.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo I

A carta teve a seguinte mensagem: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!”

A volta do civismo no Brasil e em Toledo II

Por e-mail, foi solicitado que após a leitura da carta, “professores, alunos e demais funcionários de cada escola ficassem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houvesse na unidade de ensino, que fosse executado o Hino Nacional” e que os professores filmassem e enviassem ao MEC.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo III

Desde então, o Paraná absorveu a ideia e através do MEC, treinou via videoconferência, 16 técnicos da Secretaria de Educação do Paraná, além de diretores e coordenadores pedagógicos para a implementação no estado do  PECIM – Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo IV

O programa foi estabelecido pelo Ministério da Educação por meio do Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, que previa ações destinadas ao fomento e ao fortalecimento das Escolas Cívico-Militares (Ecim) em todo o Brasil, tendo como objetivo a garantia do cumprimento das diretrizes e metas do Plano desse modelo de Educação.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo V

Entre eles estão atuação contra a violência; promoção da cultura da paz no ambiente escolar; criação de novas possibilidades de integração da comunidade escolar; garantia da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e auxílio no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo VI

As instituições de ensino selecionadas funcionarão em regime de cooperação, por meio de termo entre a Secretaria da Educação e do Esporte e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O programa será avaliado continuamente a partir da implementação, como forma de aferição da melhoria e do alcance das metas do modelo proposto.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo VII

A Secretaria da Educação e do Esporte vai editar os atos normativos necessários à operacionalização, à gestão e à implantação do programa; apoio técnico e financeiro às instituições; formação continuada aos profissionais da educação e da segurança pública que atuarão nos colégios cívico-militares; e elaboração da proposta pedagógica e dos regimentos internos. O programa será avaliado continuamente a partir da implementação, como forma de aferição da melhoria e do alcance das metas do modelo proposto.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo VIII

O diretor cívico-militar será indicado pela Secretaria da Educação, responsável pela seleção por meio de entrevista e avaliação. Os militares da reserva podem ser voluntários. Eles serão remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017, cujo valor variará conforme a atribuição desempenhada na instituição de ensino.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo IX

A Polícia Militar foi chamada para participar com policiais aposentados, auxiliando com 200 anos de experiência acumulada. Eles também passarão por uma formação na Academia e serão colocados à disposição das comunidades escolares. Eles auxiliarão na administração e na estética militar. Queremos fornecer ambientes calmos e propícios para o aprendizado. A disciplina e o respeito são fundamentais para esse ambiente”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos.

A volta do civismo no Brasil e em Toledo X

Em Toledo, três colégios cívico-militares serão implementados. Os Colégios Estaduais de Ensino Fundamental e Médio selecionados para a implementação são Antônio José Reis (bairro Belo Horizonte), Novo Horizonte (Jd. Coopagro) e Jardim Maracanã (Jd. Maracanã).