Fotomontagem: Reprodução/Pref. de Santa Helena

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar

Apesar do prazo de Cadastro de Rebanho ser estipulado até o dia 30 de junho, já a partir do dia 1º começa a exigência deste procedimento para conseguir a GTA, Guia de Trânsito Animal.

A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2024 começou em 1º de maio e se estenderá até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município.

Santa Helena e São José das Palmeiras

Dentro da regional de Toledo da SEAB, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os municípios de Santa Helena e São José das Palmeiras são os que detém o menor percentual de recadastramento até agora.

Em Santa Helena, a Adapar funciona no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida Curitiba, 242, centro da cidade.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

Mas, lembrando outra vez, para obtenção da GTA, é preciso cadastrar o quanto antes, pois será uma exigência já a partir do primeiro dia de junho.

Fonte: Ascom/Pref. de Santa Helena