Foto: Sanepar

Circulam nas redes sociais de Toledo mensagens falsas, difamatórias e inconsequentes de que um surto de diarreia em Toledo teria como causa a água potável distribuída pela Sanepar. Essas informações irresponsáveis só alarmam e prejudicam a própria população.

A água tratada e distribuída pela Sanepar à população de Toledo segue rigoroso processo de tratamento e cuidado, desde à captação até nas redes de distribuição, seguindo todos os parâmetros exigidos pela Portaria de Consolidação n.º 5/2017 , anexos XX e XXI, do Ministério da Saúde, que garantem a potabilidade da água. A empresa ressalta que segue um controle rígido nesse processo. Mensalmente, são feitas mais de 7,7 mil análises da água em Toledo. Todos os parâmetros analisados atenderam aos requisitos da Portaria do MS. As análises mensais estão impressas no verso da fatura de água e os relatórios de qualidade são públicos, estão disponíveis no site da Sanepar, e no escritório da empresa. A água distribuída é própria e segura para o consumo, não precisa ser fervida ou ter adicionado qualquer produto.

A Sanepar mantém uma estrutura de controle de qualidade da água completa e moderna, que é referência no Brasil no setor de saneamento: são quatro grandes laboratórios centrais – em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel – e mais de 150 unidades descentralizadas. No total, são feitas 7,5 milhões de análises por ano que asseguram que a água distribuída segue todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Essas análises envolvem mais de 100 parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais, e são feitas na captação, na saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. Os resultados da Sanepar são repassados às secretarias municipais de saúde que, por sua vez, alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) do Ministério da Saúde.

A Sanepar lembra, ainda, que é responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel manter a caixa-d’água vedada e limpa. Orienta-se que a limpeza do reservatório domiciliar seja feita, pelo menos, a cada seis meses. Em caso de dúvidas sobre os serviços da Sanepar, o cliente deve entrar em contato diretamente com a Companhia: pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia), pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile.

Por fim, a Sanepar comunica que tomara medidas judiciais para que informações distorcidas e inverídicas sejam evitadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sanepar