Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Smed promove Semana de Astronomia na próxima semana

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Encantar as crianças e proporcionar um ambiente escolar diferenciado. Com esse intuito a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove, entre os dias 10 e 13 de maio, a 1º Semana de Astronomia da Rede Municipal de Ensino de Toledo. A abertura oficial acontece na segunda-feira (10), às 8h30, e o evento será para os professores dos quartos e quintos anos, de Ciências e de laboratório de Ciências.

A programação do primeiro dia terá, no período da manhã, apresentações culturais com artistas locais e a palestra ‘O Ensino da Astronomia no Ensino Fundamental’, com o professor doutor do Instituto Federal do Paraná Fábio Souza Alves. No período vespertino acontece outra explanação com o professor Fábio, desta vez com o tema ‘Conquista do Espaço: A Viagem da Humanidade à Lua’. 

Nos dias 11 e 12 serão oferecidas acontecerão diversas oficinas por meio do Síncrona para os professores acessarem de forma remota. As oficinas contam com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Palotina) e das Meninas nas Ciências – Rocket Girls.

O encerramento acontece na quinta-feira (13). “Neste dia os professores retornam ao Centro Cultural Ondy Niederauer para o encerramento dos trabalhos”, disse a secretária da Smed, Elisângela Batista. Serão mais duas palestras e novas apresentações. Os temas serão ‘Missão Marte’ (matutino) e ‘Cosmos: Em Busca de Outros Mundos’ (vespertino) e os trabalhos ficam novamente por conta do professor Fábio de Souza.

O objetivo da Semana da Astronomia é oferecer aos professores subsídios teóricos e práticos relacionados à área da Astronomia. “A intenção é despertar nos educadores o interesse pelos fenômenos físicos. Com isso eles terão a oportunidade de trabalhar com os alunos, aproximando a Astronomia da sala de aula”, comentou a coordenadora de projetos de meio ambiente da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, Sandra Kopeginski.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real