Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lei que estabelece tolerância de 15 minutos para o EstaR é sancionada

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Foi sancionada nesta semana e passa a valer nesta sexta-feira (23), quando será publicada no Órgão Oficial, a Lei nº 2.336/2021, que altera e acrescenta incisos dispostos no artigo 2º da Lei nº 1.783/1995, sobre o estacionamento regulamentado para veículos na cidade de Toledo”. Entre as mudanças que começam a vigorar, destaque para a previsão da tolerância de 15 minutos sem a cobrança de tarifa para o Estacionamento Regulamentado (EstaR), desde que o benefício seja utilizado somente uma vez por dia por veículo e também desde que este tempo não seja acrescido ao tempo do cartão do estacionamento.

A lei, aprovada pela Câmara Municipal após projeto de lei encaminhado pelo Executivo, resgata iniciativa de 2012 de autoria do então vereador Ademar Dofschmidt, hoje vice-prefeito de Toledo, e garante o cumprimento do plano de governo apresentado ano passado por ele e pelo prefeito Beto Lunitti durante a campanha eleitoral. “Na época já foi uma grande satisfação poder resolver esta situação, que atrapalhava a vida do cidadão quando ele estacionava o veículo no Centro de Toledo, sendo multado logo no primeiro minuto. Com esta lei, é possível que o condutor realize seus afazeres neste tempo e ir embora sem problemas ou que este compre o cartão para a regularização do estacionamento”, explica.

Em 2017, contudo, o benefício foi suspenso por estar relacionado à queda da arrecadação do EstaR. “Com o retorno desta vantagem, os recursos que poderiam ser arrecadados acabam retornando na forma do maior interesse em se fazer compras rápidas nos estabelecimentos do Centro da cidade, pondo fim a uma situação em que estes clientes em potencial eram injustiçados”, salienta o vice-prefeito.

Mais mudanças

A Lei nº 2.336/2021 estabelece ainda que a atividade de carga e descarga em vias onde existem vagas do EstaR com veículo cujo peso bruto seja superior a 3.500 quilos ou que excedam o espaço delimitado da vaga seja realizada com este estacionado de forma paralela ao meio-fio em horas não coincidentes com a do funcionamento do estacionamento regulamentado. Neste caso, a nova legislação também confere tolerância de 30 minutos (das 9h às 9h30, de segunda a sábado – exceto feriados) para a execução de carga e/ou descarga desde que o veículo utilizado para esta finalidade encontre-se estacionado paralelamente à guia.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real