Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Incra e prefeituras de Brasilândia do Sul e Formosa do Oeste firmam acordo para implantar serviços fundiários e de cadastro rural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as prefeituras municipais de Brasilândia do Sul e Formosa do Oeste, no Paraná, vão trabalhar em parceria para a oferta de serviços para a população em três eixos de atuação. O primeiro, é a instalação da Sala da Cidadania, para atendimento geral à população nas demandas fundiárias. Além disso, haverá a instalação de uma Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) na prefeitura para resolução de questões relacionadas ao cadastro rural. Por fim, os cidadãos de Brasilândia do Sul poderão contar com o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMFR), que vai funcionar dentro do programa Titula Brasil, do governo federal.

Os termos de cooperação técnica entre a superintendência regional do Incra no Paraná e as prefeituras foram assinados nesta segunda-feira (5/4), em Brasilândia do Sul e Formosa do Oeste. Nas solenidades de assinatura do termo de cooperação técnica para instalação dos três serviços, firmado pelo superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos e pelos prefeitos Alex Cavalcante (Brasilândia do Sul) e Luiz Antonio Domingos de Aguiar (Formosa do Oeste), houve as presenças de servidores do Incra, Rogério Magalhães de Oliveira e Juliano Gallo, gestores do programa Titula Brasil, no Serviço de Regularização Fundiária do Incra/PR, que opera no município de Cascavel.

“Com as estruturas da Sala da Cidadania, UMC e NMRF, é possível disponibilizar aos cidadãos de Brasilândia do Sul serviços relacionados ao cadastro rural, ao atendimento dos proprietários e dos possuidores de imóveis rurais da região, aos projetos de assentamentos e ao atendimento aos assentados e assentadas da Reforma Agrária jurisdicionadas pelo Incra no município, bem como, ao público em geral”, diz Bastos.

Titula Brasil – O Incra atua na missão de realizar a governança fundiária, com foco na regularização fundiária e titulação de lotes em assentamentos e em propriedades rurais. Para resolver de forma definitiva as questões fundiárias, o governo federal lançou o programa Titula Brasil.

O Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios. Os municípios podem aderir, de forma voluntária, por meio do Formulário de Adesão ao programa.

Após a solicitação de adesão, a superintendência regional do Incra verificará se o município possui áreas federais e entrará em contato com a Prefeitura para definir o plano de trabalho e formalizar o acordo de cooperação técnica para execução do Programa Titula Brasil. “Já temos 45 municípios que solicitaram participação no Titula Brasil e cujos processos estão em andamento”, explica Bastos.

Sala da Cidadania e UMC – A Sala da Cidadania abriga a Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) e conta com serviços direcionados aos produtores rurais, a exemplo de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), no âmbito do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o encaminhamento do georreferenciamento do imóvel rural para certificação via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). Com a Sala da Cidadania implantada em Brasilândia do Sul, os titulares de imóveis rurais podem acessar ainda a Declaração para Cadastro Rural para atualizar os dados de suas propriedades e posses ou requerer o Comprovante de Atividade Rural para fins previdenciários, sem necessidade de deslocamento até a capital paranaense.

Fonte: Incra

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real