Dálie Feilberg

Por sugestão do deputado Hussein Bakri (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná vai formar uma comissão de parlamentares que irá a Brasília discutir o novo modelo de concessão do pedágio no Paraná.

Segundo o Líder do Governo na Casa, o objetivo é construir uma proposta com o Ministério da Infraestrutura que atenda ao desejo da sociedade paranaense. Responsável por 65% das rodovias do Anel de Integração, o Governo Federal é quem comanda a discussão em torno do modelo que vai vigorar pelos próximos 30 anos no Estado.

Segundo matéria publicada pela ALEP nessa terça-feira, o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri (PSD), confirmou que o presidente da República ATENDEU aos pedidos de retirada da praça de pedágio entre Toledo e Cascavel.

Leia a íntegra da fala:

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“ALÉM DISSO, O GOVERNADOR CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR TEM ÓTIMA RELAÇÃO COM O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, A PONTO DE JÁ TER SIDO ATENDIDO NA RETIRADA DA PROPOSTA DE UMA NOVA PRAÇA DE PEDÁGIO ENTRE CASCAVEL E TOLEDO”, AFIRMOU HUSSEIN BAKRI”.

“Temos um canal aberto de interlocução em Brasília por meio dos nossos 30 deputados federais, 3 senadores, o Líder do Governo na Câmara, que é o deputado Ricardo Barros (PP). Portanto, há espaço para construir um modelo que compatibilize obras e tarifas justas e a Assembleia está fazendo o seu papel para que isso aconteça.

Nada será imposto de cima para baixo

O modelo ainda está sendo definido, tanto que haverá audiências públicas promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nos dias 24 e 25 deste mês.

Os atuais contratos de pedágio vencem em 27 de novembro. A licitação está sendo comandada pelo Governo Federal, que, por meio do Ministério da Infraestrutura, desenvolveu um estudo preliminar sobre o novo modelo de concessão para os 3,3 mil quilômetros dos 6 lotes que formam o Anel de Integração.

A União propõe o modelo híbrido, com limite no desconto à tarifa base e desempate por outorga (valor pago ao poder concedente para administrar o trecho). No entanto, o modelo de menor tarifa é defendido por grande parte da sociedade civil organizada do Paraná.

Confirmações

Conhecendo o deputado e líder do Governo Hussein Bakri como o conheço, creio fidedignamente nessa informação e assim, o Oeste será respeitado. Mantive contato com o presidente do POD, Rainer Zielasko, que entregou a carta de pedido de pedágio não oneroso e com a modalidade “menor preço”, e ele, até então, não tinha recebido qualquer despacho presidencial. Vamos aguardar!

Soldado Fruet fez apelo veemente contra mais pedágios

O único deputado eleito por Foz do Iguaçu também saiu em defesa do povo paranaense, especificamente dos produtores da região de Toledo e Cascavel, para a não implantação de mais praças de pedágios. “Povo está enfurecido com mais um assalto aos bolsos”, disse Soldado Fruet. Assista o vídeo:

Ilustre visita

Na manhã dessa quarta-feira, tive a satisfação de participar de um bate papo muito saudoso e ao mesmo tempo atualizado com Dr. Sérgio Campagnollo, Leoclides Bisognin e Dr. Mauri Refatti. Nada agendando, mas o acaso nos fez invadir a visita ilustre que Dr. Sérgio fazia ao presidente da Câmara. Claro, a conversa sempre se direciona ao grande mestre de muitos, aos quais me incluo, Dr. Avelino.

Sempre à frente no tempo

Unanimidade entre todos era de que Dr. Avelino sempre estava à frente das épocas, pois hoje, Toledo está implantando as “PCHs e demais bioenergias”, que ele já projetava ou implantou nos anos 60. Quando se falou em futebol e sobre torcidas, Eliseu e Dr. Mauri estavam em desvantagem diante de dois grandes “colorados” da cepa, que estavam em êxtase pela liderança do brasileirão.