Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trabalho em equipe será marca da gestão, afirma novo diretor administrativo de Itaipu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O    novo    diretor   administrativo   de   Itaipu   Binacional,   o contra-almirante  da  Marinha  Paulo  Roberto  da  Silva  Xavier, disse que trabalho  em equipe e foco na missão empresarial serão as principais marcas de  sua  gestão.  Ele  foi  nomeado  no  último  dia  9  pelo presidente da República,  Jair Bolsonaro, e tomou posse nesta terça-feira (13), no Centro

Executivo.  “Reitero a todos o meu completo comprometimento [com Itaipu]. Sou uma

pessoa  de  equipe,  gosto  de  trabalhar  assim, e darei o meu melhor para agregar  e  colaborar  com esse time brilhante que está aqui. E também para que  Itaipu  consiga   alcançar   os  objetivos  estratégicos  que  estão preconizados   na   sua  missão  e  atender  as  diretrizes  emanadas  pelo diretor-geral”, afirmou.

Diretores, executivos, e o diretor geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, prestigiaram a posse do novo diretor Administrativo Paulo  Roberto  da  Silva  Xavier. Crédito: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

      Também  tomaram  posse na cerimônia o novo diretor superintendente da Fundação     Itaiguay,  Fernando  Cossa,  e  o  novo  diretor administrativo-financeiro,   Adriano   Hamerschmidt,  ambos  empregados  de Itaipu.  A  fundação  é  responsável pela gestão do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), que tem a binacional como entidade mantenedora.

      O  diretor-geral  brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, observou que a Diretoria Administrativa da binacional e o hospital têm como característica  em  comum “cuidar do nosso bem maior, que é a nossa gente”. “A  Diretoria Administrativa exige um tipo de trabalho diferenciado, porque se  conecta  com  todos  os  empregados”,  definiu.  “É uma missão bastante abrangente e que exige contato com as pessoas.”

      Também   participaram   da   cerimônia   todos  os  demais  diretores brasileiros de Itaipu e diretores e integrantes do Conselho de Curadores da Fundação  Itaiguapy. Acompanhado de familiares, Fernando Cossa não escondeu a  emoção  ao  assumir  o  novo  cargo.  “A  emoção do Fernando traduz esse sentimento  de pertencimento que todos têm com relação à Itaipu”, ressaltou Silva e Luna.

      O diretor-geral lembrou que, com a posse de Xavier, em substituição a João  Pereira,  a  renovação do quadro de diretores da margem brasileira da usina  alcança  100% neste ano. Os últimos dois diretores que tomaram posse foram  Celso  Torino  (técnico  executivo),  no  dia 25 de junho, e Marian Favoreto  Thiele  (jurídica),  no dia 6 de agosto – ambos são empregados de carreira de Itaipu.

Joaquim Silva e Luna cumprimenta Fernando Cossa. Ao lado, Adriano Hamerschmidt e João Carlos Zanatta, presidente do Conselho dos Curadores da Fundação Itaiguapy.
Crédito: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional
 

      Primeiros passos

 Paulo  Roberto  da  Silva  Xavier  antecipou  que pretende dedicar os primeiros  dias à frente da Diretoria Administrativa para conhecer melhor a empresa,  a  diretoria  e  a  equipe  de trabalho. Segundo ele, o desafio é grande.  “Itaipu  é  uma das maiores empresas do mundo e uma locomotiva que move  a  área  energética  do Brasil e do Paraguai”, afirmou. “É um desafio muito grande e estou ciente dele. Mas me considero pronto para contribuir.”

O novo diretor disse ainda que Itaipu o impressionou desde a primeira visita,  em  2002,  quando era aluno da Escola Superior de Guerra. Em 2016, ele  retornou  à usina quando ocupava o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia  da  Marinha,  para conhecer projetos e discutir parcerias com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

      Carreira

Formado  pela  Escola  Superior de Guerra e com doutorado em Ciências Navais  – Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, Paulo Roberto da Silva  Xavier  reúne em seu currículo várias especializações como militar e gestor. Natural  do  Rio de Janeiro, o contra-almirante tem formação em curso superior da Escola Naval, mestrado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval e graduação em Engenharia Operacional. Entre  as  principais experiências relevantes, foi diretor do Pessoal  Civil da Marinha, ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia e foi   assessor-chefe   de   Ciência,   Tecnologia   e  Inovação  (CT&I)  na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Foi  também  adido naval na Argentina, entre outros países, e exerceu diversos comandos de meios operativos da Marinha do Mar.  Sexto  nome  escolhido  pelo presidente Bolsonaro, o contra-almirante fecha a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, à frente da Diretoria Geral Brasileira. Fonte: Assessoria Itaipu

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real