No sábado (4) ocorreu o Dia D da Campanha de Vacina Contra a Influenza (gripe). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ficaram abertas das 8h às 17h, exceto a do Cesar Park. No Dia D foram aplicadas 4.840 doses nos grupos prioritários, desde o início da campanha 19.752 doses já foram aplicadas, atingindo 57% do público alvo.

 Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica, desde 10 de abril, no início da campanha foram vacinadas 57% crianças; 69.30% trabalhadores de saúde; 56.40% gestantes; 57% puérperas; 67% idosos e 62% professores. Em comparação aos anos anteriores este ano foi o melhor ano da campanha, quase 20% dos grupos prioritários foram vacinados somente no sábado.

[bsa_pro_ad_space id=7]

 Para quem não vacinou, ainda dá tempo. A Vigilância Epidemiológica vai oferecer a vacina contra a gripe para os grupos prioritários até 31 de maio, em todas as UBS, exceto a do Cesar Park.  Devem ser vacinados, idosos a partir de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área da saúde, indígenas, professores com declaração da escola e pessoas com doenças crônicas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

 A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Cleunice Sarturi, destaca mais uma vez a importância de tomar a vacina. “A vacina não só protege contra a gripe, ela também protege contra outras doenças respiratórias, ajuda as pessoas a não adoecerem, melhora as infecções respiratórias e com o tempo quem toma a vacina anualmente vai melhorando. A vacina demora cerca de 14 dias para fazer efeito. Para quem for tomar é necessário levar a carteira de vacinação e um documento com foto”.

Fonte: ASCOM- Prefeitura de Toledo