Uma vergonha!

Mais um “espetáculo” da pior presidência eleita na Câmara Municipal de Toledo. Só para fechar como chave de ouro, a última (creio) lambança que deixa até aqueles que não assinaram envergonhados (não coloco no mesmo bojo, aqueles vereadores que se reelegeram e os demais componentes da mesa), foi uma PORTARIA decidida monocraticamente pela presidência.

Uma vergonha! I

Explico:

Ele (legislador) assinou e publicou a PORTARIA Nº 130, declarando dia 14 de dezembro como sendo PONTO FACULTATIVO, passando por cima da Lei “R” Nº 42/2020 que trata da antecipação de feriados municipais e do projeto de Lei Nº 69/2020 que antecipou os feriados no município.

Uma vergonha! II

As mudanças feitas: Aniversário do Município (14 de dezembro) foi antecipado para o dia 13 de julho (segunda-feira); do Dia do Professor (15 de outubro) e do Dia do Servidor Público (28 de outubro), para 14 de julho de 2020 (terça-feira). 

Uma vergonha! III

Bom, a maioria dos vereadores não concordaram e muitos deles trabalharam normalmente. Apenas a sessão ordinária foi transferida para a terça-feira, 15 de dezembro.  Com a apalavra, os guardiões do erário público!

Toledo na pauta do Governo do Estado

Em breve relato feito em sua página social, o prefeito eleito Beto Lunitti pontuou alguns dos principais temas (reinvindicações) apresentados na reunião realizada em Curitiba, assim como efetuou a entrega de cópia do Plano de seu governo para os próximos 4 anos.

Toledo na pauta do Governo do Estado I

Como já descrito na coluna de ontem, o Hospital Regional foi o principal tema tratado durante a reunião com o governador Ratinho Junior, e a importância de se assegurar a abertura desse equipamento de saúde. Da mesma forma, “o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, demonstrou interesse em fazer uma visita a Toledo logo após sermos empossados, para dar sequência sobre esse assunto”, afirmou Beto Lunitti.

Toledo na pauta do Governo do Estado II

Beto e Ademar afirmaram serem necessários novos estudos, mais precisos, sobre os custos operacionais, da gestão (se Consamu ou OGNs filantrópicas), dos equipamentos e onde entram o Estado e os 18 municípios vizinhos.

Toledo na pauta do Governo do Estado III

Ainda sobre o tema saúde pública e de extrema urgência, foi solicitada a liberação e destinação imediata de mais respiradores e monitores para leitos de UTI voltados aos pacientes com Covid-19 no Hospital Bom Jesus, e de recursos para construção da UBS da Grande Vila Pioneiro.

Toledo na pauta do Governo do Estado IV

Beto Lunitti e Ademar ainda encaminharam documentos que formalizam outras grandes necessidades ligadas ao segmento de “obras de infraestrutura” do Governo do Estado. Entre elas estão a duplicação do Contorno Sul e a construção da rotatória na PR-585, no acesso à Rua Carlos Sbaraini, entre outras necessidades.

Toledo na pauta do Governo do Estado V

Já na pasta da Educação, foi apresentado o Projeto Rede de Proteção a Educação (Professor Pesquisador, Aluno Conectado, Teia dos Saberes, Escola Ativa). Proposta essa que será discutida em uma próxima agenda com o Secretário de Educação, conectando o plano do município de Toledo ao do estado A questão dos colégios cívico-militares também entra na pauta.

Toledo na pauta do Governo do Estado VI

Beto Lunitti, por fim, deixou as portas da prefeitura e do seu gabinete bem abertas ao governador e espera que ele e sua equipe façam o mesmo, para que dessa forma possa ser recebido pelo Executivo estadual.

Sondagem Industrial

Nessa quarta-feira a Federação das Industrias do Paraná irá divulgar a pesquisa anual, feita há 25 anos com os empresários do setor. O evento contará com a participação do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e de economistas da casa.

Sondagem Industrial I

O estudo traz um panorama de como foi o ano que está terminando e as expectativas das indústrias de todos os portes e de todo o Paraná para 2021. Em virtude da pandemia, a Sondagem ganhou ainda mais relevância e vai apontar os impactos para o setor no estado e como está sendo a recuperação nos 37 segmentos industriais.

A Sondagem Industrial II

A pesquisa também gera um conjunto relevante de dados que são fundamentais para a Fiep na definição de prioridades de sua atuação na defesa dos interesses da indústria. O estudo é disponibilizado ainda aos empresários, para que possam utilizar em seu planejamento, dando suporte na tomada de decisões importantes em seus negócios.