Foto: Divulgação

Localizada na Rua dos Pioneiros, a estrutura sediará a 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar

As obras da Central de Segurança de Toledo, iniciadas em 2018, foram concluídas e a estrutura localizada ao lado do Centro de Eventos Desireé Refosco, na Grande Pioneiro, recebeu móveis e equipamentos neste ano de 2020. No lugar funcionará a 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, que atualmente funciona dentro do 19º BPM.

Segundo o Comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, Capitão PM Jimmy Cajuhy Carlesso, tão logo os trâmites administrativos entre Prefeitura e a Secretaria de Segurança do Estado (SESP) sejam concluídos, em poucos dias será possível realizar a mudança do quartel para ocupar o novo espaço.

“Estamos contentes com a notícia. Vai melhorar as condições de trabalho dos policiais, é um prédio novo e bem estruturado. Também será um ganho significativo para a comunidade da Grande Pioneira, pois aumentará o fluxo de viaturas circulando no Bairro, além de facilitar o acesso da comunidade até a PM”, avalia Capitão Cajuhy.

A 1ª Companhia do 19º BPM é responsável por Toledo, Ouro Verde e São Pedro do Iguaçu. O Batalhão é responsável por 23 municípios na Região. A Prefeitura de Toledo deve publicar nesta sexta-feira (16) um decreto denominando a estrutura da Central de Segurança de Toledo e cedendo o espaço à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Obra
A estrutura, que recebe investimentos de recursos municipais na ordem de R$ 420.690,00, possui dois pavimentos, que totalizam quase 400 metros quadrados conta com espaço para garagem, sala de atendimento, recepção, sala de comando e banheiro. A Polícia Militar receberá a estrutura mobiliada, bastando pequenas intervenções que fazem parte da mudança, como a rede lógica que compreende computadores e rede de dados.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Oscar Monteiro, destaca a importância da obra para a segurança pública de Toledo e dos municípios atendidos pela 1ª Companhia. “A Guarda Municipal trabalha de maneira integrada com outras forças de segurança e a que mais se aproxima de nós, do ponto de vista da missão, é a Polícia Militar. É como se fosse nossa ‘prima-irmã’ e temos certeza de que esta Central de Segurança propiciará mais tranquilidade para a população do entorno”, avalia.

Imóvel
O imóvel vem sendo preparado há cerca de dois anos para esta finalidade e será objeto de cessão de uso, com encargos, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, na qual firma-se o compromisso da implantação da 1ª Companhia da Polícia Militar do Paraná, manutenção do espaço e ampliação dos serviços de segurança no Município, dentre outras ações que deverão ser implementadas na área da segurança pública.

Fonte: Assessoria