O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, solicitou nesta quarta-feira (03) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liberação de recursos federais ao Paraná. O pleito paranaense, conforme destacou o secretário, é de que pelo menos R$ 100 milhões sejam incorporados ao orçamento da União para o próximo ano e destinados ao Estado via emendas parlamentares. A solicitação foi apresentada juntamente com a bancada de deputados federais paranaenses, em Brasília.

A reunião com o ministro aconteceu com a participação de representantes dos Consórcios Municipais de Saúde durante o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Vamos fazer uma grande conjugação de esforços. A emenda de bancada é uma possibilidade de conseguirmos alternativas para a saúde. Quero agradecer aos deputados, em nome do governador Ratinho Junior, para que a gente trabalhe naquilo que é factível, seja para recursos em obras, seja para custeio”, destacou o secretário.

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A união em nome de mais investimentos em saúde é uma das principais articulações do Governo do Estado, como explicou Beto Preto. Para ele, somente com a participação coletiva de deputados federais e senadores é possível ampliar efetivamente o repasse de recursos ao Paraná.

“Os deputados representam uma região do Estado. E temos que trabalhar juntos para ampliarmos a melhoria do atendimento regional em saúde. Podemos levar adiante esta parceria”, ressaltou.

ARTICULAÇÃO – Os parlamentares enfatizaram ainda capacidade de articulação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para que o trabalho em conjunto seja efetivo e permanente. Na avaliação do líder da bancada federal, deputado Toninho Wandscheer, a reunião foi positiva e produtiva.

“Foi uma forma de construir um projeto para o Paraná na área da saúde, até para o ministro conhecer o trabalho feito no Estado e as nossas necessidades” afirmou.

SINALIZAÇÃO – O ministro da Saúde disse que vai examinar as demandas apresentadas pelo Paraná e buscar o atendimento das prioridades, inclusive com a possibilidade de remanejamento orçamentário. “Vou levar esta solicitação para analisarmos no governo, para que possamos também tratar as urgências, ver o que é possível atender de imediato, conforme suas prioridades”, disse Mandetta.

PRESENÇAS – Participaram ainda da reunião os deputados federais Sérgio Souza, Leandre Dal Ponte, José Carlos Schiavinato, Aliel Machado, Luciano Ducci, Luiz Nishimori, Zeca Dirceu, Ênio Verri, Ricardo Barros, Luizão, Aroldo Martins e Aline Sleutjes.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

[bsa_pro_ad_space id=7]