Governos federal e estadual em permanente diálogo. Esse é o cenário no Paraná, com o encontro nesta terça-feira (29) do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Robson Luís Bastos, com o secretário chefe da Casa Civil do governo do estado do Paraná, Guto Silva, em Curitiba/PR. As ações da autarquia federal sobre titulação de projetos de assentamento e os trabalhos de regularização fundiária na Faixa de Fronteira foram debatidos na reunião.

“Temos convênios com o governo do Paraná, com as secretarias de estado de Agricultura e Abastecimento, e de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra. Vamos estreitar essas parcerias para que as medidas que aqui implantamos possam gerar benefícios para as famílias que trabalham na exploração agrícola do estado”, diz Bastos.

Também foi apresentado ao secretário chefe, uma proposta de ação conjunta Incra e governo do estado para realização de uma ação de capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. A ideia é que esse treinamento seja executado pela Escola de Gestão do Paraná, unidade administrativa da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), com objetivo de permitir uma exploração agropecuária que considere o conhecimento dos agricultores e uma produção com equilíbrio ambiental e sustentabilidade econômica.

A ação tem o potencial de qualificar o pessoal ativo no setor de agricultura, com boas práticas ambientais e de comércio justo, dentro da concepção do fair-trade, conhecido como movimento que luta por sustentabilidade local, preço justo e melhores condições de trabalho. “Trata-se de uma ação voltada às famílias, jovens e adultos, trabalhadores rurais residentes nos projetos de assentamento, integrantes de territórios quilombolas, bem como beneficiários do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)”, conclui o superintendente do Incra/PR.

Fonte: Assessoria