Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No Dia da Árvore, Toledo tem plantio e distribuição de milhares de mudas nativas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Da Redação

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, foram realizadas ações em Toledo para a recuperação e preservação da flora. Os moradores que passaram nesta segunda-feira pela região do Jardim La Salle, onde está localizado o escritório regional do IAT – Instituto Água e Terra – foram presenteados com mudas de árvores distribuídas pela equipe da instituição.

Foto: IAT

A ação foi uma iniciativa do IAT (antigo IAP) em conjunto com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST – e ocorreu em várias cidades do Paraná. Em Toledo, além da distribuição de mudas, também foi promovido o plantio em áreas próximas ao Rio Toledo. O reflorestamento foi idealizado pelo governo do Estado para promover a sustentabilidade.

De acordo com Taciano Cesar Freire Maranhão, chefe do Núcleo Regional do IAT, milhares de mudas foram destinadas à recuperação de áreas degradadas e também à recomposição de extensões que antes estavam ocupadas por lavouras e que agora servirão para formar Áreas de Proteção Permanente (APP).

Taciano, que também é gerente regional de Bacias Hidrográficas da SEDEST, explicou que a recomposição das áreas degradadas está sendo feita com o apoio de empresas da região e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo. Nem todas as mudas, produzidas nos viveiros mantidos pelo IAT, foram plantadas, pois devido a estiagem, a terra está muito seca no momento. Quando houver o retorno de chuvas será possível concluir o plantio.

Foto: IAT

Quanto a distribuição, feita ao longo do dia para os moradores que foram buscar as plantas, o chefe do IAT esclareceu que o trabalho foi desenvolvido no sistema Drive Thru, em que as pessoas passavam de carro, moto e até mesmo de bicicleta para retirar as mudas. Cada morador podia levar para casa até dez mudas, que foram entregues cercadas por todos os cuidados, como o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

No total, foi distribuída em Toledo, cerca de 2 mil plantas de dez espécies nativas, como Ipê, Ipê Roxo, Guabiroba, Pitanga, Uvaia, Araçá e Araucária.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real