Começou nesta quinta-feira (2), em Curitiba, a Semana Integrada de Enfermagem do Paraná 2019. No dia 12 de maio é comemorado do Dia Internacional da Enfermagem e o objetivo do evento é promover o debate sobre a contribuição dos profissionais da área para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este foi o tema da conferência de abertura ministrada pela superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Paraná, enfermeira Maria Goretti David Lopes. Ela afirmou que os profissionais da área formam a grande força de trabalho do SUS, com mais de dois milhões de trabalhadores.

[bsa_pro_ad_space id=7]

“A enfermagem atua na linha de frente dos serviços de saúde, está presente em todas as etapas do atendimento ao usuário e em todas as fases da vida dele, desde o acolhimento na unidade, passando por cuidados especializados, controle de medicação e imunização”, disse ela.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

CAMPANHA – A Semana Integrada é realizada em parceria pela Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e Associação Brasileira de Enfermagem-Seção Paraná (Aben-PR). No evento foi lançada a campanha Enfermagem na sua Vida, com o objetivo de reafirmar o papel do profissional junto à população. “Somos trabalhadores capacitados e qualificados para o atendimento do usuário”, disse a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo. O Conselho disciplina e fiscaliza o exercício da profissão no Estado e tem hoje 100 mil inscritos no Paraná.

A presidente da Aben-PR, Denise Kletemberg, também destacou a importância do reconhecimento ao profissional. “A enfermagem é responsável por colocar em prática os programas e políticas de saúde pública. A categoria é fundamental no processo de implantação de marcos legais e de diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disse.

O evento segue até o fim do mês de maio com atividades em todas as regiões do Estado. Na abertura a enfermeira Alice Eugênia Tisserant, que trabalha há 40 anos na Secretaria da Saúde, foi homenageada.


Fonte: AEN