A partir de hoje, dia 10, TVs e rádios começam a veicular campanha obrigatória de esclarecimento sobre o novo banco de dados, que tem o SPC Brasil como um dos seus gestores. Lei entra em vigor em julho

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A corrida para a implantação definitiva do Cadastro Positivo dá mais um salto nesta segunda-feira, dia 10. A partir de hoje, emissoras de rádio e
TV de todo o país começam a veicular uma campanha institucional e
obrigatória por lei, promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de
Crédito (ANBC), com o intuito de esclarecer a população sobre como será o funcionamento do novo banco de dados, que tem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) como um dos seus gestores. A campanha, que ficará um mês no ar, informará a todos os consumidores sobre a inclusão
automática no cadastro a partir de 9 de julho e da possibilidade de
cancelamento em qualquer gestor.


O pedido de exclusão do cadastrado pode ser feito a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante
solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer
momento e sem custo algum. As informações do histórico de pagamentos dos consumidores não poderão ser utilizadas para outras finalidades que não seja a concessão de crédito.
 
Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito no Brasil

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados.
Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito de forma consolidada, inclusive as
contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país. Tendo o SPC
Brasil como uma das instituições pioneiras na defesa do novo modelo,
foram quase 16 anos de discussão no Congresso Nacional até que a lei
fosse aprovada e sancionada pelo Poder Executivo.

Na avaliação do SPC Brasil, as alterações no Cadastro Positivo devem
democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre as
empresas desse mercado, como instituições financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e varejo. O cadastro consolida o histórico de crédito de
pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de consumo, como água, luz, gás e telecomunicações. Os bancos
de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central,
entre as quais o SPC Brasil, braço de serviços e inovação do Sistema
CNDL.

“As principais vantagens do cadastro positivo são proporcionar aos
consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva,
possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de
acordo com a análise de cada empresa, e facilitar a aprovação de
empréstimos e financiamentos”, avalia Roque Pellizzaro Junior,
presidente do SPC Brasil.

A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem
preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de
Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados
sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito.
Com anos de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar
com o Cadastro Positivo, atendendo a todos os requisitos previstos nas
normativas e com o objetivo de garantir a segurança dessas informações e preservar a integridade dos dados dos consumidores cadastrados.
 
Consumidor receberá pontuação de crédito no novo Cadastro
Positivo

Com o novo Cadastro Positivo, as informações dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas serão utilizadas para compor um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais.
Para quem concede crédito, apenas o score de crédito estará visível. O
histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será
disponibilizado mediante prévia autorização do consumidor.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão
incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde,
informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas. O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente
pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil
(www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) ou por telefone, por meio do
SAC 0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.
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