Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No Oeste, Cascavel e Foz se destacam em ranking de saneamento

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Na região Oeste do Estado, Cascavel e Foz do Iguaçu se destacam no ranking de saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Dos 500 pontos possíveis no indicador, Cascavel obteve 498,98, ficando na 11ª colocação, e Foz 494,62, garantindo o 29º lugar.

O levantamento feito pela Abes também traz Curitiba como a melhor capital do País em saneamento e indica, além de Cascavel e Foz, as cidades de Umuarama, Maringá, Londrina e Cambé entre as 30 melhores na categoria Rumo à Universalização, a mais alta classificação. Todas são atendidas pela Sanepar.

O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água na área urbana e na rural, coleta de esgoto e de resíduos sólidos. Nele também são aferidos os percentuais de tratamento de esgoto e da destinação adequada dos resíduos. Para a análise, o levantamento utiliza indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Segundo o gerente-geral da Sanepar na Região Sudoeste, Renato Mayer Bueno, o saneamento do Brasil está em desenvolvimento, mas o Paraná se sobressai neste cenário. “Em algumas cidades como Cascavel e Foz do Iguaçu, graças ao empenho do Governo do Estado, da Sanepar, dos municípios e, principalmente, dos empregados que atuam na região, os sistemas de abastecimento com água tratada e os sistemas de esgoto sanitário fazem a diferença e se destacam para ter o reconhecimento da Abes.”

O gerente diz ainda que todo esse trabalho traz benefício direto à saúde da população. “O saneamento adequado reduz a incidência de doenças de veiculação hídrica. É esse aporte que a Sanepar faz para as cidades e para população paranaense”, afirma Renato.

Cascavel tem sido destaque também nas pesquisas do Trata Brasil mantendo-se entre as sete cidades mais bem colocadas de todo o País em abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A área urbana dispõe de 100% de cobertura com a rede de distribuição de água e mais de 98% de cobertura com a rede coletora de esgoto.

Foz do Iguaçu, igualmente, dispõe de 100% da rede de água para a população urbana e o índice de esgoto chega próximo dos 80%. O destaque é que nas duas cidades 100% do esgoto coletado recebe tratamento adequado.

A Abes premiou 43 cidades brasileiras com o Selo Município Destaque. O Paraná tem nove cidades premiadas. Sete delas estão na categoria Rumo à Universalização. As outras duas, Campo Mourão e Guaratuba, foram destaques na categoria Compromisso com a Universalização, cuja pontuação vai de 450 a 489. Os selos serão encaminhados aos prefeitos dos municípios.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real