O Tribunal de Contas oferece um mapa digital que possibilita a consulta ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) dos 399 municípios paranaenses. Os dados atualmente disponíveis se referem ao IEGM de 2019, com informações relativas ao ano-base de 2018. Os anos de 2019 e 2020, podemos até sonhar em ter a única classificação “A”  no âmbito geral e em alguns dias saberemos.

TCE classifica Toledo como melhor “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”

Nessa ferramenta, o usuário pode verificar, de forma didática, o índice geral e os indicadores setoriais de cada município, que abrangem sete áreas essenciais da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Conforme o grau de adequação aos critérios avaliados, os municípios recebem notas, divididas em cinco faixas: A: altamente efetiva; B+: muito efetiva; B: efetiva; C+: em fase de adequação; e C: baixo nível de adequação.

TCE classifica Toledo como melhor “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o IEGM é adotado desde 2017 por todos os TCs brasileiros. Anualmente, o Instituto Rui Barbosa consolida um painel nacional com os indicadores de cada unidade federativa. O IRB é o órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público.

TCE classifica Toledo como melhor “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres, o objetivo do IEGM é mensurar a qualidade dos gastos municipais, avaliar sua eficácia e auxiliar o planejamento de políticas públicas, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social. “O levantamento possibilita aos gestores, por exemplo, comparar o desempenho do seu município com outros similares. Isso contribui para identificar boas práticas e melhorar o desempenho da administração pública municipal.”

TCE classifica Toledo como melhor “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”

Agregado à aba do IEGM já disponível no site do TCE-PR, o mapa digital foi desenvolvido pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (Cosif). A unidade tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de desenvolver indicadores de avaliação da administração pública e fornecer informações estratégicas para as ações de fiscalização do Tribunal.

Maiores informações acesso esse link:

https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/indice-de-efetividade-da-gestao-municipal/303674/area/250 

 

Querem manchar minha Pátria de vermelho!

Esse cidadão é um ser pensante e não se submete aos infames fanatismos para que haja mudanças onde vivo, para alguns patamares melhor.  O equilíbrio é, o ingrediente que não pode faltar em qualquer ação, em minha vida e, confesso, não sei o que mais doeu em mim, se minha “alma” ou a impotência de poder evitar tamanha falta de “civismo” ao ver minha bandeira Brasileira ser queimada nas ruas de Curitiba.

Querem manchar minha Pátria de vermelho! I

Esse é o símbolo Nacional do meu país que tem o significado histórico, especialmente o hino que lhe corresponde.  Ela nos remete às conquistas de um  passado presente e revela muito da educação e do que vai na mente e coração de um povo e de sua capacidade, como nação, de trilhar um destino comum que é o “pertencimento da nossa cidadania”: Ordem e Progresso.

Querem manchar minha Pátria de vermelho!  II

Como filho de “militar”, nunca concordei e não concordo com “extremismos”, mas, diante de tantas “insanidades” redimo-me e até, flexibilizo meu coração para que sejam tomados providências necessárias  a retomada da  “ordem” nesse meu País, antes que ações como a vista em vários estados, atinjam nossas casas e nossa “Pátria Amada Brasil”. Eliseu Langner de Lima cidadão que HONRA, CARREGA E RESPEITA A BANDEIRA