Esta Sexta-feira Santa recupera o tom de profundo silêncio em todo o mundo cristão. Confinados em suas casas, os católicos são convidados a vivenciar a fé pelas orações e prática do jejum, bem como a rezar profundamente por todos aqueles que sofrem com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Tal intenção está inclusa nas orações deste dia 10 de abril, por determinação do bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme. Ela precisa ser feita nas celebrações que, embora em caráter privado, ainda assim podem ser acompanhadas pelos católicos.

A oração a ser feita recorda todos que padecem da doença, bem como os profissionais de saúde e pesquisadores. Ela é a seguinte: “Oremos ao Deus da vida, salvação do seu povo, para que sejam consolados os que sofrem com a doença e a morte, provocadas pela pandemia do novo coronavírus; fortalecidos os que heroicamente têm cuidado dos enfermos; e inspirados os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz”.

Como todos são convidados a viver o silêncio em suas casas, às 15h, a memória da Paixão do Senhor será transmitida pelos meios de comunicação, como forma de incentivar a comunhão neste momento significativo para a fé dos cristãos.