Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Fonte: Wetterlang
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Toledo analisa Projeto de Resolução que pode declarar perda de mandato de Dudu e Bozó

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: reprodução

Da Redação

A Câmara Municipal de Toledo realiza nesta segunda-feira (18), às 14h, a 16ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.

Na pauta, constam dois Projetos de Resolução apresentados pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que tratam da possível perda de mandato de vereadores do município.

O Projeto de Resolução nº 014/26 prevê a declaração de perda do mandato do vereador Dudu Barbosa. O texto se fundamenta no inciso II do artigo 57 da Resolução nº 16, de 6 de dezembro de 2021, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar dos vereadores de Toledo, por supostas condutas incompatíveis com o decoro parlamentar.

Já o Projeto de Resolução nº 015/26 trata da perda de mandato do vereador Valdomiro Bozó, também com base no mesmo dispositivo do Código de Ética e Decoro Parlamentar.

As propostas serão analisadas em plenário durante a sessão ordinária, podendo ser votadas pelos parlamentares conforme a ordem do dia.

Linha do tempo – Caso dos vereadores de Toledo (Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó)

31 de outubro de 2024

Segundo investigação do Ministério Público do Paraná (MPPR), os vereadores Edimilson Dias Barbosa (Dudu Barbosa – MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira (Valdomiro Bozó – PL) teriam solicitado R$ 300 mil a uma empresa do setor de energia renovável. O pedido estaria relacionado à liberação de autorização municipal para a construção de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH), na região da Estrada da Usina, envolvendo proposta de regularização de servidão administrativa.

Início de 2025

O caso passa a ser investigado pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que reúne elementos e aprofunda a apuração sobre a suposta prática de corrupção passiva envolvendo agentes públicos e a empresa do setor energético.

2 de agosto de 2025

A 1ª Vara Criminal de Toledo determina o afastamento dos dois vereadores dos cargos por 180 dias, a partir de pedido do Ministério Público do Paraná. No mesmo ato, a Justiça recebe denúncia criminal contra os parlamentares, dando início à ação penal.

Agosto de 2025

O Ministério Público denuncia formalmente os vereadores por corrupção passiva, sob acusação de solicitação de vantagem indevida. A promotoria sustenta que as condutas indicam uso do cargo público para interesses pessoais e prejuízo à confiança na administração pública.

A promotora de Justiça Ana Claudia Luvizotto Bergo destaca que o afastamento busca preservar o processo legislativo e garantir a proteção do interesse coletivo.

Agosto de 2025 a maio de 2026

Com os parlamentares afastados por decisão judicial, o caso segue em tramitação na 1ª Vara Criminal de Toledo, enquanto o Legislativo municipal segue a tratar dos desdobramentos internos relacionados à conduta dos vereadores.

18 de maio de 2026

A Câmara Municipal de Toledo inclui na pauta da 16ª Sessão Ordinária dois Projetos de Resolução do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que tratam da possível perda de mandato dos vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó, com base no Código de Ética da Casa.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2823 – 30/04/2026

Cotações em tempo real