Nessa última quinta-feira, recebi um convite que me deixou perplexo pelo seu contexto. Veio da Associação Beneficente do Oeste do Paraná – Hoesp. Como meus princípios estão alicerçados pela ISENÇÃO e VERDADE, não posso deixar de tornar público essa minha indignação pelo “contexto” do texto contido no convite. Por ter participado e, ainda, convivo cada um dos trabalhos realizados por nossos “representantes” políticos desde os anos 80. É falta de respeito.

Ingratidão? I
O convite é para um ato de assinatura do termo de cooperação de estágio de medicina com a presença do deputado federal José Carlos Schiavinato, no dia 25 de maio, às 11h, no campus da UFPR – Rodovia PR. 182 KM 320/321, vem assinado por Zulnei Bordin – Superintendente e Dr. Claudio Hayashi. Nada contra o deputado ou quem quer que seja, mas vou refrescar a memória de alguns esquecidos, maus intencionados ou espertos.

Ingratidão? II
Depois de estudos feitos pela secretaria da saúde do município de Toledo, no ano de 2015, que começou os trabalhos para trazer a Toledo o curso de medicina, a Universidade Federal do Paraná foi oficiada pelo então prefeito Beto Lunitti ao reitor Zaki Akel. Ato contínuo, em uma reunião na AMB de Toledo, a reitoria confirmou quem era o “pai da criança”, em resposta clara e gravada: Beto Lunitti, então prefeito e Elton Welter, na época deputado estadual.

Ingratidão? III
Como testemunhas naquele momento, além dos mais de 30 médicos, incluindo o mais antigo Dr. Avelino Campagnollo, que quando perguntado onde ele fez sua “residência” médica, respondeu: “com os índios e bugres”, esse jornalista, único a testemunhar e balizar nesse conteúdo que denominei de “ingratos”, por entender que os “mentores” dessa conquista, sejam eles quem for, independente de partidos, merecem ser referenciados a cada ato, pequeno ou de grande complexidade como, por exemplo, esse momento em que os “universitários” começarão a estagiar como consta no convite.

Ingratidão? IV
Da mesma forma que lá atrás, quando o ex-prefeito em seus discursos que se tornou “chato” pela repetência da frase: “cada um há seu tempo……”…. ele respeitava a “verdade” e não tomava para si os “louros”. Entretanto, hoje, a própria entidade que recebeu apoios e benefícios vai absorver os frutos dessa conquista, porém esquece, não reconhece e nem cita os “benfeitores” de outrora.

Ingratidão? V
Ainda quero fazer uma pergunta direta a senhora Zulnei Machado Bordin, superintendente do Hospital Bom Jesus. O porquê até hoje, Vossa Senhoria não respondeu ao requerimento nº 48 do vereador Ademar Dorfschmidt, encaminhado pela Câmara Municipal de Toledo, sobre o projeto de internato que foi enviado no mês de fevereiro? Aliás, diga-se de passagem, o vereador foi um dos principais mentores da transformação do Hoesp em filantrópico e os benefícios estão aí. Ao menos ele e os demais deveriam estar sendo citados no convite, ou, no mínimo, serem convidados para o ato.

Ingratidão? VI
Não querendo tirar o brilho e a grandeza desse memento, mas, sim, fortalecer e respeitar os trabalhos dos nossos representantes, isso é o mínimo que se espera de entidades que, cotidianamente precisam. Logo, a honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro, não mentir ou omitir e nem enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade e isso não se vende. É A OPINIÃO DESSE COLUNISTA QUE PEDE “RESPEITO E GRATIDÃO”!

Ademir Paludo assume
O suplente de vereador Ademir Paludo (Progressista) que fez 1080 votos na última eleição assume o mandato de vereador de Toledo na primeira sessão do mês de junho. Ele ocupará a vaga do vereador Wagner de Lábio que se licencia para tratamento médico por 30 dias, podendo ser prorrogado. Ademir disse ao telefone que está animado para poder se dedicar aos seus eleitores do panorama e adjacências que confiaram e confiam no seu trabalho.

Eleições no Progressista
Nesse sábado, 25, ocorre a eleição do diretório e da executiva do Progressista de Toledo. Sabe-se extraoficialmente que o futuro presidente será o Advogado e assessor parlamentar Leandro Neselo. As mudanças já começaram pelo local de realização dos eventos do partido, que sempre foram no Olinda Park Hotel e o de hoje será no Belo Hotel. Bom, se Leandro foi conduzido à presidência do Progressista, creio que, realmente, venha muitas novidades e sangue novo no partido.

Reestruturação no PDT
A coordenação do PDT/OESTE se reúne nesse sábado na cidade de Medianeira, na chácara do Gilmar Dutra estrada para Serranópolis do Iguaçu e estará em pauta à reestruturação dos diretórios municipais, análise do momento político em todas as esferas com olho nas eleições de 2020 e 2022.