Alguns erros que cometemos na vida nos servem de excelentes “professores”, porque nos ensinam muito, nos dão lições inesquecíveis.

Um dos erros que a maioria dos empreendedores cometem e que eu já cometi, é falar dos seus projetos para pessoas que não agregam valor a eles ou, o que é pior, comentar aleatoriamente.

Este grande erro, além de ser um despedício de tempo e energia, pode trazer dois pontos negativos. Um deles é fazer com que você ouça opiniões e cada vez mais dependa delas, o que te faz perder o foco, o outro é despertar a inveja e criar uma concorrência.

Enquanto seu projeto não se tornar um “produto”, isto é, enquanto ele ainda estiver no campo dos sonhos, dos desejos ou mesmo quando já estiver nos seus planos, ele ainda precisa ser protegido por você mesmo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Você pode estar pensando:

“OK. Entendi, mas eu preciso de opiniões, preciso saber para onde ir. O que devo fazer?”

O primeiro passo é desevolver bem a ideia, o máximo que conseguir sozinho ou com seu parceiro de negócios, caso você tenha.

O segundo e mais importante passo é buscar ajuda profissional. Um profissional que trabalha com o desenvolvimento de pessoas e de negócios tem interesse que seu negócio dê certo, pois assim ele terá mais clientes como você.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Os profissionais que ajudam as pessoas a desenvolverem seus negócios são os consultores, os coaches, os mentores, os professores, os profissionais da área de gestão de empresas e negócios, os profissionais da área do marketing.

Foi para isso que eles estudaram e se desenvolveram. Para dar o suporte técnico que os visionários precisam!

Pedir opiniões para leigos pode te enfraquecer, além do quê, opinião todo mundo tem. As pessoas têm opiniões sobre tudo, até mesmo sobre qual roupa você deveria usar, o que você deveria comer, buscar, frequentar, estudar, pensar, fazer.

“O mentor é confidente, parceiro e amigo de quem busca uma vida extraordinária” (Luis Alves).