Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Fonte: Wetterlang
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hoesp recebe doação de equipamentos e materiais para fortalecer atendimento materno-infantil

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Hoesp

A Hoesp/Hospital Bom Jesus recebeu a doação de equipamentos e materiais que irão qualificar ainda mais o atendimento hospitalar, especialmente nas unidades da UTI Neonatal, Banco de Leite Humano, Casa de Parto e Pediatria.

Esses setores também são campos de atuação dos estudantes extensionistas que participam do projeto de extensão “Psicanálise: Laboratório de Escuta dos Indicadores de Risco Psíquico para o Desenvolvimento Infantil”, e demais projetos de extensão, vinculados ao curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo.

A iniciativa integra o Projeto Multiprofissional para o Fortalecimento do Vínculo entre Usuários do Serviço Público de Saúde. Para fortalecer essa assistência, os equipamentos e materiais foram viabilizados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (em conformidade com as diretrizes da Instrução Normativa n. 02/14-TJPR e da Resolução n. 558/24-CNJ) por meio da destinação de valores oriundos de prestações pecuniárias decorrentes de processos criminais da Comarca de Toledo.

Entre os itens doados estão: dois monitores para exibição de conteúdos educativos sobre a Casa de Parto e a UTI Neonatal; três computadores; 50 polvos de crochê, voltados ao apoio emocional de recém-nascidos prematuros; 50 almofadas de amamentação; 3 mil folders informativos para pacientes e familiares; materiais de apoio às práticas assistenciais e educativas, como almofadas de atividade, tapetes sensoriais e guias técnicos; 20 cunas acrílicas para alojamento conjunto; itens de organização e identificação das equipes; materiais para aplicação de protocolos de acompanhamento do desenvolvimento infantil; e quatro aparelhos de ar-condicionado para a Casa de Parto.

Os equipamentos irão auxiliar diretamente o trabalho das equipes de saúde e fortalecer o projeto de extensão, que tem como objetivo acolher mães e bebês internados na UTI Neonatal. De acordo com a professora e doutora Miriam Dalla Rosa, do curso de Psicologia da PUCPR, os itens contribuem para “fortalecer ações de educação em saúde, promover o vínculo entre mães e bebês, incentivar o acompanhamento no período pós-parto e apoiar intervenções precoces em casos de risco ao desenvolvimento psíquico infantil, especialmente entre bebês prematuros”.

A psicóloga da Hoesp, Letícia Schranck, destaca que os materiais “contribuem diretamente para a melhoria das condições de atendimento, fortalecendo ações educativas em saúde, promovendo o acolhimento humanizado e ampliando o suporte multiprofissional às famílias”.

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, também enfatiza a importância da iniciativa. “A participação da comunidade, por meio de projetos como este, faz toda a diferença. Além de melhorar a assistência, a ação fortalece o suporte às equipes e contribui para a formação prática de professores com os acadêmicos de Psicologia da universidade, ampliando a qualidade de assistência, com um atendimento mais humanizado”.

Fonte e Fotos: assessoria Hoesp

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2820 – 08/04/2026

Cotações em tempo real