Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo apresenta à comitiva do Japão as políticas públicas voltadas à pessoa idosa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Toledo recebeu, nesta quinta-feira (5), uma comitiva vinda do Japão e representantes da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) para conhecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município. A ação é articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), em parceria com as secretarias de Esportes e Lazer (Smel), de Assistência Social (Smas) e da Saúde (SMS).

O grupo foi recepcionado no campus II da Universidade Paranaense (Unipar), onde também conheceu pessoalmente as atividades esportivas do Centro de Treinamento da Pessoa Idosa (CTI), da Smel. Na sequência, todos se dirigiram ao Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Jardim Coopagro, onde tiveram contato com os serviços voltados exclusivamente à pessoa idosa, que abrangem cuidados médicos, odontológicos, assistenciais, esportivos e culturais, entre outros.

O transporte do grupo durante o roteiro da visita foi feito com o ônibus de apoio às políticas para a pessoa idosa, que integra a estratégia Cuida Mais Paraná, recebido recentemente do Governo do Estado.

Fotos: Wanderson Schumacher/Secom

O grupo do Japão representa o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro da Semipi no financiamento e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social, como a Bolsa Cuidador 60+, implantada recentemente em Toledo. A visita tem como objetivo conhecer a aplicação das políticas no município e assessorar a gestão quanto a possíveis aprimoramentos.

O roteiro ainda contempla uma coletiva de imprensa e a participação no Seminário Regional de Políticas para Pessoas Idosas, no auditório do campus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento contará com a presença da secretária de Estado da Semipi, Leandre Dal Ponte, e terá palestras, painéis, debates e trocas de experiências, além da participação de representantes de outros quatro municípios.

Articulação – A secretária da SDHS, Sheila Delava, destacou o papel da pasta na organização da agenda e na articulação com as demais áreas da administração municipal. Segundo ela, a secretaria atua como ponto focal das ações voltadas à pessoa idosa no município. “Para nós é uma honra receber a comitiva internacional e também toda a equipe da Semipi. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social faz esse papel de articulação com as demais secretarias para garantir os direitos da pessoa idosa”, afirmou.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Sheila também comentou a preparação e a programação organizada para a visita. Ela explicou que o planejamento foi realizado em conjunto com o Governo do Estado e a equipe do BID, com reuniões presenciais e virtuais. “Estivemos em Curitiba no mês anterior para alinhar a programação, tivemos reuniões online e uma presencial no município. Hoje seguimos toda a agenda prevista e, à tarde, receberemos representantes de outros municípios para o seminário regional, promovendo essa troca de experiências que é muito importante”, declarou.

Referência em políticas públicas – O prefeito Mario Costenaro avaliou que a visita representa um momento de troca de experiências. “É um dia muito alegre para nós estarmos recebendo essa comitiva do Japão, juntamente com o BID e a Secretaria de Estado, com a deputada Leandre e o governador Ratinho Junior, além de toda a nossa equipe. É um momento importante de troca de experiências e de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido em Toledo”, afirmou.

Costenaro também destacou o envolvimento das equipes municipais e a participação das pessoas idosas nas atividades oferecidas no município. Segundo ele, as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano têm consolidado Toledo como referência na área. “O que causa uma impressão muito grande é essa energia das pessoas que vivenciam o Certi e utilizam desses espaços. Toledo tem políticas públicas muito bem desenhadas para o desenvolvimento humano em todas as fases da vida e aqui se tornou uma referência”, declarou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real