Na quinta-feira (23) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Toledo através do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia realizaram análises em rios e nascentes de Parques Lineares da cidade.

A parceria tem como objetivo auxiliar a divulgação e reconhecimento dos Parques Lineares do município, como uma estratégia de conservação adotada para dar monitoramento da qualidade da água.

De acordo com a Bióloga da Prefeitura, Lilian Cardoso, por meio dessa parceria, é aplicado um protocolo de avaliação de rios que é chamado de PAR e com esse protocolo, uma pessoa sem ser especialista consegue avaliar algumas questões relacionadas aos rios. “Além disso também pode ser visto a mata ciliar, resíduo sólidos, questões relacionadas ao uso das margens”, define.

Lilian ainda ressalta que a atividade oportuniza um diagnóstico da qualidade da água das sangas. “São análises fisicoquímicas e microbiológicas  a quantidade de oxigênio dissolvidos na água, a quantidade de sólidos dissolvidos na água, o PH. São análises que nos da noção de como está a qualidade da água, e se fossemos fazer sem a parceria, seria um custo alto para o município”, explica.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

[bsa_pro_ad_space id=7]

Essa parceria com a Universidade já dura três anos. A coleta para análise foi realizada no Parque Linear da Sanga Pinheirinho, do Parque Linear do Arroio Marreco, no Parque Linear do Arroio Panambi e no Parque Linear do Rio Toledo. “Este é um trabalho feito todos os anos em parceria com a UTFPR na disciplina de Engenharia Ambiental, com os grupos de alunos podemos juntos aplicar protocolos de avaliação rápida”, finaliza Lilian.

Fonte: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO – PR