Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sindicato Rural de Toledo comemora 59 anos de atuação em benefício do produtor rural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: SRT

A celebração dos 59 anos do Sindicato Rural de Toledo teve a marca da valorização do pioneirismo, das parcerias e do associativismo como essência de sustentação de suas atividades ao longo de décadas. Realizada no último dia 30 de janeiro, a cerimônia festiva contou com o corte do bolo, sorteio de brindes e o pronunciamento das autoridades que prestigiaram a entidade.

Entre os convidados especiais estiveram os produtores rurais que se associaram em 1968, Ventelino Paludo e Ivo Ludvig, e os produtores rurais Sabino Adamczuk e Reginaldo Gongoleski, associados desde 1970. Entre as lembranças dos primeiros passos do Sindicato Rural de Toledo, eles salientaram a capacidade empreendedora do agricultor e do pecuarista, que enfrenta desafios constantes nas diferentes atividades. 

Ivo Ludvig, por sua vez, destacou que o convite para ser associado do Sindicato Rural , em 1968, partiu de Guerino Viccari, que havia sido primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Toledo em 1952. Desde então, como associado, viu a construção da sede do Sindicato, as permutas de áreas, entre outras iniciativas em benefício do patrimônio dos produtores rurais.

O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, agradeceu a Deus, em primeiro lugar, pela graça de poder comemorar esse aniversário do Sindicato. Enalteceu a presença dos associados, esposas e filhos que puderam prestigiar a cerimônia, assim como membros da Diretoria, das Comissões Técnicas e da Comissão de Mulheres, uma vez que muitos encontravam-se ainda na realização dos trabalhos de colheita da soja. Da mesma forma, cumprimentou as autoridades e patrocinadores dos brindes, entre eles os parceiros do agronegócio. “Temos que valorizar nossos associados, colaboradores e parceiros. Gosto de ver a presença dos associados no Sindicato, porque isso é importante para a entidade ficar cada vez mais forte”, afirmou.

Foto: SRT

60 ANOS

O presidente do Sindicato Rural de Toledo aproveitou a ocasião para informar que pretende, em breve, anunciar uma comemoração ainda maior por ocasião do 60º aniversário de criação do Sindicato Rural de Toledo, a ser celebrado em 2027. “Começamos a analisar algumas ideias e sugestões, vamos elaborar o projeto e passar para a diretoria porque temos que nos organizar. Sessenta anos é uma data histórica e teremos que comemorar”, disse.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Valdir Gomes dirigiu sua mensagem. “Agradecer a mulher e o homem do campo, dedicados a trazer o alimento para nossas mesas, assim como nos empreendimentos que movimentam o nosso agronegócio. A Câmara de Vereadores estará sempre à disposição para o que for da nossa competência estar junto com o Sindicato Rural”, afirmou.

Representando o Poder Executivo, prestigiou a cerimônia o secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli. Ele destacou que Toledo é a 5ª melhor cidade para viver no Paraná e a 7ª melhor do Brasil por uma razão. “Toledo se diferencia pelo trabalho dos produtores, produzindo grãos, tirando leite, criando suínos, aves e peixes. Essa pujança faz com que Toledo seja uma cidade diferenciada no Paraná e no Brasil. Devemos isso ao Sindicato Rural, aos produtores rurais, a quem está diretamente ligado a essa atividade. Ser agricultor é muito mais do que trabalhar: é, muitas vezes, fazer das 24 horas do dia, 24 horas de trabalho porque tem que cuidar do parto de um animal, estar na maternidade das granjas, ou porque tem que plantar e colher”, comentou.

MULHERES NO AGRO

Gafuri fez uma menção especial à presença das associadas e esposas de associados na cerimônia. Atualmente, o Sindicato conta com a Comissão de Mulheres que é voltada para acolher ainda mais o público feminino nas estruturas de representação dos empregadores rurais, seja no Sindicato, na Federação da Agricultura do Estado do Paraná ou mesmo na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. “Com apoio do presidente e de toda a diretoria temos o planejamento para fazer um bom trabalho, com visitas técnicas, confraternizações e outros eventos. “As mulheres que se preparem para participar, inclusive para compor a Comissão. Venham conosco”, afirmou Noelir Kolling, coordenadora da Comissão de Mulheres.

Foto: SRT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real