A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa, pelo terceiro ano consecutivo, da Operação Verão no litoral paranaense, com ações de extensão universitária desenvolvidas na praia de Caiobá, no município de Matinhos. Desde 2023, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Nesta edição, a atuação da Unioeste ocorre em três etapas e reúne estudantes, docentes, egressos e a equipe de coordenação institucional. As atividades seguem até o dia 1º de fevereiro e acontecem de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em tendas instaladas em espaços públicos do balneário.
O principal objetivo da Operação Verão é aproximar a universidade da comunidade, promovendo a difusão das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. A iniciativa busca contribuir para a formação de multiplicadores — como agentes públicos e líderes comunitários —, ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, estimular a diversidade cultural e promover ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à redução das desigualdades sociais.
Participam do projeto acadêmicos dos cursos de Educação Física (campus de Marechal Cândido Rondon), Geografia (campus de Cascavel), Ciência da Computação e Enfermagem (campus de Foz do Iguaçu). As equipes são formadas por estudantes, egressos, docentes e coordenação institucional.
Na primeira etapa da Operação Verão, a Unioeste apresentou atividades do espaço maker do campus de Marechal Cândido Rondon, com demonstrações de impressão 3D e ações lúdicas desenvolvidas a partir de jogos e materiais produzidos pelo projeto. Já na segunda etapa, as atividades tiveram foco pedagógico, com ações voltadas ao desenvolvimento motor e ao raciocínio de crianças e adolescentes, além da participação de idosos em jogos como dominó, damas, xadrez e na confecção de origamis. Na terceira etapa, as ações são direcionadas à orientação em saúde, prevenção de doenças, proteção solar e cuidados com a higiene.
As atividades são abertas a todos os públicos, incluindo moradores e turistas de todas as faixas etárias, caracterizando a Operação Verão como um evento democrático e de ampla participação social.
“Mais uma vez, a Unioeste atua no Verão Paraná. Essa é uma participação importante, na qual podemos mostrar um pouco do que acontece na Universidade. Além disso, é uma possibilidade de criar uma série de oportunidades para que jovens que estão no litoral conheçam a Unioeste e o que ela pode oferecer a quem busca uma formação em ensino superior e extensão. Essa grande iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ajuda a movimentar o turismo no Paraná”, destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.
A coordenação institucional da Unioeste nesta edição está sob responsabilidade do professor Marcos Freitas de Moraes, sendo representado durante as atividades em Matinhos por sua assessora, Driely Nobre.
“A Unioeste está sendo muito bem representada aqui na praia de Caiobá durante o Verão Maior Paraná, e essa participação é de extrema relevância para apresentar as atividades desenvolvidas pela instituição. Além disso, os veranistas procuram saber quais são os cursos ofertados pela Unioeste e as formas de ingresso, o que é muito positivo para a Universidade”, destacou a professora de Educação Física do campus de Marechal Cândido Rondon, Gabriela Harnisch.
O acadêmico de Educação Física, Gustavo Felipe Lorenzi Scarton, ressaltou a importância da vivência extensionista. “Essas atividades ajudam no desenvolvimento das crianças e fortalecem o vínculo familiar, tudo isso com materiais simples, como origamis, dominós e quebra-cabeças. Muitas vezes, são pequenos momentos, mas que ficam marcados, principalmente, na memória das crianças. Como acadêmico da Unioeste, é muito importante vivenciar, na prática, aquilo que aprendemos na universidade e perceber o impacto que ações como essa causam na vida da comunidade.”
A primeira equipe da Unioeste participou da Operação Verão no período de 28 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, por meio do projeto “Experiências Interativas: Impressão 3D, Jogos Didáticos e Realidade Virtual no Verão Maior Paraná”, coordenado pelo professor Ericson Hideki Hayakawa, docente do curso de Licenciatura em Geografia.
Segundo o professor Ericson Hideki Hayakawa, a participação no Verão Maior Paraná representa uma oportunidade estratégica de aproximação entre universidade e sociedade. “Estar no Verão Maior Paraná é uma forma concreta de mostrar à população o que a universidade pública produz. São projetos que nascem dentro da Unioeste, em espaços como o Geo Lab Maker, e que retornam à sociedade em forma de educação, inovação e experiências acessíveis, despertando curiosidade, aprendizado e interesse pela ciência desde a infância.”
O projeto é fundamentado na trajetória do Geo Lab Maker da Unioeste, espaço de inovação educacional voltado ao desenvolvimento de materiais didáticos, jogos, maquetes e conteúdos interativos, com o uso de tecnologias como impressoras 3D, CNC laser, drones e recursos de realidade virtual e aumentada. Essas experiências já vêm sendo aplicadas em projetos de extensão, atividades escolares e eventos científicos, fortalecendo o vínculo entre universidade, escolas e comunidade.
Na Arena do Verão Maior Paraná, o público pôde participar livremente das estações interativas maker, vivenciando experiências que unem educação, tecnologia e lazer, reforçando o papel social da universidade pública e sua contribuição para o desenvolvimento científico, cultural e educacional do Paraná.
Fonte: Comunicação Unioeste





